Crônica: Como mudamos a nossa forma de nos comunicar em 2020?
Por Italo Charles
Ao contrário do que já aconteceu na história, 2020, com certeza, foi um ano atípico para a maior parte da população mundial. A começar pelo surgimento de um vírus que mais tarde, ao se proliferar, causaria uma das maiores pandemias já vividas e, posteriormente, com a rápida disseminação em diversos países as relações seriam afetadas.
Visto que a melhor tática, inicialmente, seria optar pelo isolamento social, os relacionamentos em vários âmbitos sofreram alterações. Empresas tiveram que criar métodos para possibilitar aos prestadores de serviços o trabalho remoto, a população teve que se adaptar ao novo modelo de vida permanecendo em casa e só saindo caso fosse necessário.
Espaços de convívio comum passaram a ficar vazios, corporações fecharam suas portas, comércios sofrem com a falta das vendas. Esses, entre outros, fatores viabilizaram novas maneiras de comunicação e aproximação para a manutenção da vida, de certa forma, saudável.
Neste contexto, a mídia e os canais de comunicação se adequaram para transmitir aos espectadores e usuários informações precisas e conteúdo de entretenimento e, a partir dessas modificações foi possível perceber o crescimento exorbitante de mídias digitais.
As redes sociais, nesse período, cresceram significativamente como instrumentos para amenizar a distância física entre pessoas e, também, como atalho para os processos trabalhistas.
Outrora, os aplicativos de vídeo chamada não eram tão usados como em 2020. Escolas, empresas e universidades passaram a utilizar esses sistemas para dar continuidade ao trabalho feito, seja em aulas, palestras, reuniões e afins.
Mas, para além dos aspectos profissionais, o mundo começou a se conectar dia após dia através dos canais digitais, fossem eles por: videochamada, aplicativos de mensagem ou redes sociais.
O que antes era vivido por meio da presença física, encontros e toques começou a se tornar experiências virtuais, validando então os dilemas da aproximação. Dessa forma, os contatos, relacionamentos e encontros conquistaram novos formatos.