Por Eduarda Boaventura

Neste verão vamos fazer uma entrevista rápida com Ronara Vaz, de 47 anos, uma dona de casa que ama água, seja de mar ou de cachoeira. Mineira, nascida e criada na região metropolitana de Belo Horizonte, a praia nunca foi sua principal escolha de viagem, só depois de mais velha que adquiriu o hábito de ir com sua família. 

Você tem costume de ir à praia desde quando?
R:  Tem uns 20 anos que criei o hábito de ir.

E as cachoeiras?
R: Desde dos anos 2000 mais ou menos.

Como você descreve seu cabelo?
R:Tem a raiz lisa e ondulado nas pontas, ele tem a cor castanho claro, mas no momento fiz luzes, então posso me dizer loira!

Quais são seus cuidados com o cabelo no dia a dia?
R: Ah, eu lavo, geralmente um dia sim e um dia não. Procuro usar bons produtos, que gosto. Só lavo, shampoo e condicionador, muito raramente faço uma hidratação nele.

Quando você vai para a praia, uma cachoeira, chega a mudar sua rotina com o cabelo?
R: Não, não mudo nada

E nas suas redes sociais, como tiktok, instagram não aparece nenhuma dica de como cuidar do cabelo principalmente quando viaja?
R: Não aparece não, não fico olhando

Não aparece?
R: Não. Eu pesquiso, quando quero um produto, vejo algo legal, uma coisa que alguém me fala, vejo na tv, parece que é bom, daí eu gosto de pesquisar.

E na praia? Porque o cabelo queima igual a nossa pele, e passamos protetor solar no corpo. Você não passa nada do cabelo?
R: Não passo nada. Tenho o costume de quando ir na praia passar creme de pentear antes e depois quando entro na água. É, só isso de diferente que faço.

Você falou que em luzes no cabelo, desde que começou a fazer sentiu muita mudança quando viaja?
R: Senti mais seco, embola com mais facilidade e o ondulado fica mais frizado e sem formato.

Então, o que tenho que fazer?

A Ronara, como tantas outras pessoas, não imagina o quanto o cabelo sofre na época de verão, seja prendendo ele toda hora por conta do calor, ou por não preparar as mechas para os próximos dias quentes que virão.

Como qualquer parte do corpo exposta ao Sol, temos muitos produtos que ajudam a manter a saúde dos fios, sendo naturais, pintados, lisos, cacheados e trançados. 

  • Antes de viajar é recomendado fazer uma hidratação potente, e outra quando chegar em casa;
  • Existem cremes de cabelo com proteção UV, que é para o Sol e evita ressecamento;
  • Outra dica é fazer igual a Ronara disse e passar creme no cabelo quando sair da água e se puder desembaraçar, ajuda bastante quando for lavar mais tarde;
  • Uma dica – que o meu cabeleireiro me contou recentemente- é quando for lavar, na primeira passada de mão de xampu usar um mais barato e que seja transparente que limpa mais o couro cabeludo, e, na segunda passada, ir com um xampu melhor e mais perolado, que vai ajudar a limpar mais também hidrata mais que resseca.

Por mais que pareça algo sem importância, ficar uma semana lavando as mechas após expor ao Sol, deixa com um aspecto mais seco, com o cabelo ondulado, cacheado ou crespo encontra mais dificuldade em formar cachos e ondas que antes vinham com tanta facilidade. O cabelo mexe com nossa autoestima, cuidar dele trará muito benefícios para você e a sensação de autocuidado, essa dedicação que tem por você, seu amor-próprio. Ele, sim, tem que ser prioridade!!

NO COMMENTS

Leave a Reply