Reciclo une culinária, arte e inserção social

Reciclo une culinária, arte e inserção social

Bem no meio da Rua da Bahia, em frente à Praça José Mendes Júnior, no Circuito Cultural da Praça da Liberdade, um lugar se destaca. O Restaurante Reciclo II é uma versão do Bar Reciclo I localizado na Av. Contorno 10.564, Barro Preto, espaço cultural onde acontece shows de samba, choro e música popular brasileira. Tanto o bar quanto o restaurante pertencem à Asmare (Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Materiais Reaproveitáveis de Belo Horizonte).

O restaurante, que se encontra em reforma para uma leve repaginada no ambiente, funciona apenas durante o dia para almoço. “Antigamente era aberto durante a noite e havia shows de samba, mas agora depois da mudança, preferimos funcionar apenas de dia.” Conta Andréia Teixeira, 37 anos, que trabalha há três anos no restaurante.

A decoração é toda feita a partir de materiais reciclados e reaproveitáveis. São trabalhos ligados às oficinas oferecidas pela Asmare. O lustre feito de fundo de latinha, a cortina de pedaços de latinha, uma bicicleta antiga pendurada na parede, o balcão de madeira de demolição mostra a arte feita a partir do lixo. Um lustre se destaca feito de garrafas pet que serve também como isolador acústico para o ambiente.

Dentro do restaurante existe uma loja conhecida como “lojinha da ASMARE”, onde se pode encontrar todo tipo de presentes e lembranças feitas de materiais reciclados ou reaproveitados. Os produtos comercializados são criados e produzidos nas oficinas de capacitação em marcenaria, papel reciclado e costura, onde trabalham os moradores de rua em processo de inserção social. Ali é escoada toda produção das oficinas da Asmare. O dinheiro arrecadado, além de servir como renda dos catadores é investido na Associação em equipamentos e materiais de trabalho.

Vale à pena conhecer o espaço e um pouco da estória da Asmare. O restaurante termina a reforma esta semana e reabrirá suas portas a partir da próxima segunda feira.

Por: Daniella Lages, Iara Fonseca e Ana Sandim

Fotos: Daniella Lages

dsc_0036

dsc_0030

dsc_0020

dsc_0023

dsc_0034

dsc_0033

NO COMMENTS

Leave a Reply