Por Keven Souza

Os acadêmicos do Centro Universitário Una possuem agora um novo espaço de escuta, convivência e reunião para pautas estudantis. A sala 006 do campus Liberdade é a nova sede do Diretório Central dos Estudantes (DCE) de toda Una Belo Horizonte, que recebeu os membros do atual DCE na última quinta-feira (18), marcando uma importante conquista para o estudante da Una.  

A posse do espaço contou com a presença de alunos e equipe do Contramão. Diferente da antiga organização estudantil que estava em vigor, esta é a primeira vez na história que o DCE da Una não só conquista, como também possui uma sede física.

A sala está localizada no subsolo do campus Liberdade, ao lado do Laboratório de Medicina Veterinária, conta com mesas, cadeiras, sofá, ar-condicionado e impressora. Além da expectativa de possuírem um espaço para coffee break.  Tudo pensado para que alunos das unidades da Una possam ter um local de pertencimento e apoio.

O papel do DCE

Representantes do DCE se reunem em novo espaço no campus. ( Foto: Keven Souza )

O chamado Diretório Central dos Estudantes (DCE) é uma organização gerida por e para alunos. De maneira democrática, propõe soluções para dilemas comuns no dia a dia dos graduandos por meio do protagonismo estudantil. É o que explica a secretária geral do DCE, Luana Sales. “No básico do básico, o DCE é a comunicação dos alunos com a direção. Ele faz esse trâmite, que é importante em uma faculdade, onde existem as calouradas, os eventos, a busca por estágios, por exemplo. Então, é basicamente essa troca, esse acolhimento”, diz. 

Segundo Sales, além da comunicação assertiva com a coordenação da faculdade,  o novo DCE da Una estará mais atento com o movimento estudantil.  “Por trás do nosso Diretório existe uma organização estudantil, que é o UJS, o UEE e o UNE, que também promovem muitos eventos políticos e de teor educacional. E nosso DCE, além de ser uma força política unida com estas organizações, vai ser uma força que vai acolher os alunos, promovendo melhor um ambiente na faculdade”, ressalta a secretária.

O DCE está de prontidão, a priori, nos turnos manhã e noite, durante o horário das aulas, aberto para receber os acadêmicos com queixas sobre melhorias no ambiente universitário, além de pautas de convívio social. 

Conheça os integrantes do DCE da Una:

Presidente: Ana Clara Soares 

Secretária Geral: Luana Sales

Tesouraria: Ana Carolina Custódio

Comunicação: Pedro Cardiel

Diretoria de Atléticas: Laerte Santos 

Diretora de Políticas Afirmativas: Roberta Moreira 

Diretoria de Cultura e Eventos: Sibelle Macedo

Coordenadores Una Aimorés: Karolina Santos e Lucas Rodrigues 

Coordenadora Una Liberdade: Ana Luisa Lacerda 

Coordenador Una João Pinheiro: Gabriel Souza 

Coordenadora Una Cristiano Machado: Giovanna Cordeiro 

Coordenadora Una Linha Verde: Echelen Costa 

Outros participantes: Pedro Lucas

Para saber mais informações sobre o Diretório Central dos Estudantes da Una, siga-os nas redes sociais:

Instagram 

Grupo no Telegram

Grupo no Whatsapp

E-mail para dúvidas e sugestões: dceunabh@gmail.com 

1 COMMENT

  1. A pessoa que relata que a antiga “gestão não possuía sede” claramente desconhece a história do DCE Sergio Miranda e seus movimentos históricos nas lutas dos direitos estudantis. Pra quem não sabe, a sede do DCE já foi na cobertura da unidade João Pinheiro I e posteriormente foi movido para o antigo prédio de saúde, unidade Guajajaras. Seria minimante coerente dizer que as conquistas pelos direitos estudantis continuam, apesar do fechamento do antigo campos, o que acarretou na mudança de campos da sede do DCE. Mentiras só enfraquecem a nossa luta, além de nos dividir. Vamos ser mais progressistas.

Leave a Reply