Debate mobiliza militantes e a comunidade academica

Debate mobiliza militantes e a comunidade academica

Um debate é sempre algo aguardado pelos eleitores, sendo talvez um exemplo eficaz de  democracia, onde as ideias e propostas dos candidatos são confrontadas e analisadas pelo eleitorado. O evento, organizado pelo curso de Jornalismo Multimídia do Centro Universitário UNA estava marcado para as 20h, mas, no inicio da tarde já era possível ver militantes dos candidatos na porta do campus Aimorés, onde foi realizado o debate.

O clima era parecido com o que pode ser visto nos estádios de futebol. Com tambores e bandeiras, os ativistas entoavam gritos de guerra em favor dos seus candidatos. Dentro do campus o clima também era tenso. Enquanto era sorteada a ordem das perguntas e dos candidatos, estudantes e militantes protestavam por não terem conseguido entrar no auditório, uma vez que a lotação já estava esgotada antes mesmo do início do debate.

Na sala vip, os candidatos aguardavam ansiosos pelo sorteio das perguntas e ordem de respostas. Durante as entrevistas concedidas durante o período de espera, todos os candidatos disseram que esperavam um bom nível de cordialidade e respeito durante o debate.

No primeiro bloco do debate, os candidatos fizeram perguntas entre si com tema livre, sendo que não faltaram referências à gestão do atual prefeito. Foi concedido direito de resposta aos candidatos Márcio Lacerda e Patrus Ananias, por terem sido citados pelos adversários, conforme estava estabelecido nas regras do debate.

Outro personagem que deu o tom de “guerra” ao debate foi o público.
À cada resposta dos candidatos, a plateia, composta na maioria por militantes das candidaturas, reagia com vaias e aplausos. Por vários momentos o público se exaltou e chegou a atrapalhar o andamento do evento.

Quando o debate se encerrou, o palco foi tomado pelos veículos de imprensa e por partidários dos candidatos. Enquanto isso acontecia, a plateia que acompanhou o debate ovacionava o candidato de sua preferência, com palavras de ordem e incentivo. O debate se encerrou com o mesmo clima acalorado do início. Este clima só aumentou expectativa por uma disputa acirrada nas urnas se fortaleceu ainda mais após o debate.

 Por João Vitor Fernandes e Hemerson de Moraes

Foto: Hemerson de Morais

Galeria de Imagens: Herberth Zschaber, Hemerson de Moraes, Ludimila Guimarães

3 COMMENTS

  1. O Lamerda piscou muito? se ele piscou mentiu! Ele pisca quando mente!!!

Leave a Reply