Dia da Liberdade de Impostos em Belo Horizonte

Dia da Liberdade de Impostos em Belo Horizonte

0 568

Nessa quinta-feira, 21, Belo Horizonte teve o Dia da Liberdade de Impostos, com o objetivo de conscientizar a população sobre a elevada carga tributária. A ação é realizada há nove anos pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) e pelo Centro de Desenvolvimento Lojista Jovem (CDL Jovem).

Os consumidores da capital mineira puderam aproveitar a data comprando produtos e serviços com descontos referentes aos tributos sobre cada um. Muitos motoristas conseguiram abastecer seus veículos com o preço da gasolina a R$ 1,936, ou seja, com desconto de 41% dos tributos diretos incidentes no produto.

O posto participante foi o Pica Pau (Avenida do Contorno, 10.325, Barro Preto). O desconto foi limitado aos primeiros 105 automóveis e às 120 motocicletas, mediante ordem na fila e sequência de senhas.

Segundo o gerente do posto, Ruben Cassiano, 28, o estabelecimento teve intensa movimentação, e a ação acabou cedo. “A maioria das pessoas veio após assistir aos anúncios na TV e ver nos jornais. Como foram senhas limitadas, foi organizada uma fila do lado de fora do posto, e quem aguardou na fila abasteceu com o valor sem imposto. Ainda tem muita gente procurando o mesmo preço, mas como foram 5 mil litros de gasolina disponíveis, acabou pela manhã”.

De acordo com a assessoria da CDL, apesar de o ato ser uma manifestação dos empresários, a câmara não é contra o pagamento de impostos, mas é a favor de que a sociedade receba um retorno em segurança, saúde e transporte de qualidade.

Casa do Imposto

Nesta edição do “Dia da Liberdade de Impostos”, os clientes também podem conferir como seria se pudessem comprar móveis e eletrodomésticos para montar uma casa sem o valor dos impostos. Para isso, foi montado um estande com a representação de duas casas, sendo a primeira com móveis e eletrodomésticos com o valor atual e a segunda com os produtos mais caros, que poderiam ser adquiridos pelo mesmo valor caso não houvesse incidência de impostos.

A casa permanece ainda hoje, na Praça Sete de Setembro, no quarteirão fechado da Rua dos Carijós.

Além da capital mineira, o Dia da Liberdade de Impostos também será realizado em Brasília (DF), Volta Redonda (RJ), Barra Mansa (RJ), Resende (RJ), Goiânia (GO), Vitória (ES), Manaus (AM), Montes Claros (MG), Santana (AP), Joinvile (SC), Chapecó (SC) e Santo Ângelo (RS).

Texto e Fotos: Victor Barboza

SIMILAR ARTICLES

NO COMMENTS

Leave a Reply