Dia do Patrimônio Visual é comemorado com estréia do projeto “Cine Em...

Dia do Patrimônio Visual é comemorado com estréia do projeto “Cine Em Destaque”

0 1421

Em comemoração ao dia do Patrimônio Audiovisual, a Biblioteca Pública Estadual Luis de Bessa exibiu, na tarde desta quarta-feira, 27, três curtas, seguidos de comentários, na sala de cursos do Anexo Professor Francisco Iglésias. O projeto denominado “Cine em Destaque” é uma realização da biblioteca em parceria com o Centro de Referência Audiovisual (CRAV), com o objetivo de incentivar a leitura e a pesquisa, além de divulgar o acervo de ambos.

“Na realidade o em destaque já existe. É uma exposição mensal, e, agora, estamos fazendo uma parceria com o CRAV, para agregar valor e teor cultural a nossa exposição.”, explica a coordenadora do projeto, Alessandra Gino. Foram exibidos os curtas “Salas”, “Bonfioli, O Fazedor de Fitas” e “Produzir em Minas”, realizados, em 2003, pelos alunos do curso “Memória e Cinema”, em parceria com o Departamento de Fotografia e Cinema da Escola de Belas Artes da UFMG.

Já os comentários, ficaram por conta das especialistas em cinema Soraia Nogueira e Marcella Furtado. “Além de entretenimento, o cinema também é documento histórico e um produto cultural. É importante divulgar esse acervo que nós temos aqui em BH para a população”, informa Soraia.

Para a estudante de jornalismo Natália Oliveira, a iniciativa dessa parceria é muito importante. “Quem foi à biblioteca teve a oportunidade de assistir, gratuitamente, a filmes que tratam do cinema em Belo Horizonte, enquanto produção e enquanto espaço social, ou seja, as salas. Os documentários exibidos na tela fazem parte do contexto social de quem os assistia. Assim o telespectador podia se sentir um pouco parte deles. Quem esteve presente na sala foi ao mesmo tempo ouvinte dos personagens e personagens daquela exibição.”, conclui a estudante.

mataria-2

Por Débora Gomes e Henrique Muzzi

NO COMMENTS

Leave a Reply