Documentário retrata história de Ceilândia

Documentário retrata história de Ceilândia

Um híbrido entre ficção e documentário, o longa “A cidade é uma só?” traz a história e as consequências do passado sobre a cidade satélite de Ceilândia e seus moradores. O filme retrata a cidade nos dias atuais e como seus habitantes se relacionam com sua história e seu estado atual. Em 1971, por excesso de pessoas morando em barracos e em condições deploráveis de habitação, foi criada a Campanha de Erradicação das Invasões (CEI). Dai o nome da cidade Ceilândia. O conflito que o título do filme traz é intensificado pelo olhar dos personagens sobre a realidade. A todo momento, o espectador é questionado se Ceilândia e seus moradores pertencem a Brasília ou não.

Sob as sombras das eleições, o filme é de total relevância para  a memória dos cidadãos, abordando o que aconteceu, o que acontece e o que poderá ser feito com as pessoas que vivem sob o jugo do poder eleito. Com muito humor, é mostrada a candidatura do personagem Dildu a deputado distrital pelo fictício PCN (Partido da Correria Nacional). O passado de Nancy e suas consequências também é ponto de destaque no documentário, assim como Zé Antônio, que protagoniza uma das maneiras que os moradores encontraram para ganhar o pão de cada dia.

Não há porque acreditar que o acontece em Ceilândia fica em Ceilândia. “O todo está no pouco”, já dizia o filósofo Anaxágoras e, através da pequena Ceilândia, vemos a história do descaso de um país.

Por William Gomes

Imagem: Divulgação do filme

1 COMMENT

  1. moro na ceilandia,desde,que vim ainda no seio de minha mãe,transferidos,das invasões,em torno do Bandeirante,gosto muito de minha Ceilandia,pois aqui,nasci,crescir,sou ainda jovem,tenho 41 anos,amo minha Ceilandia,para muitos,ainda é uma favela,mas eu,a vir crescer,está cidade,não poder ser uma maravilha a cidade,mas aqui.ainda tenho o prazer,de andar,de vê,muita gente,ao contrario,das outras cidades,o plano-piloto,é um deserto no final de semmana,aqui em Ceilandia,tem aquele ar,de nordeste,que desta,mistura,faz,presente,a alegria,da Ceilandia,da mais nordestina,do centro oeste.Uma pena,que aqui,no DF,so existe o Plano Piloto,que para é um cocô,viver,na capital,onde só tem almofadinhas,vindos todos,transferidos,da antiga capital,do Brasil,eram os funcionarios do alto,escalão,todos estes funcionarios,que vivem,no plano piloto,expulsarão,os favelados,que existiam,as margens do plano piloto,que originaram,está maravilhosa Ceilandia,pois aqui um recado,ao poder central,a Ceilandia sustenta,a vida boa do plano piloto,e construi,a capital federal.

Leave a Reply