Documentário sobre o Morro do Papagaio é exibido hoje no LUMIAR

Documentário sobre o Morro do Papagaio é exibido hoje no LUMIAR

0 1092

Dentre os filmes que foram selecionados para a mostra competitiva, o “Morro do Papagaio/na Kombi”, dirigido por Bruno Guedes Versiani se destaca, já que o assunto é atual, verídico e conta a história de moradores que precisaram sair de suas casas no Morro do Papagaio devido à desapropriação organizada pelo Governo.

A ideia para o documentário, que possui cerca de 10 minutos, veio após o diretor participar do trabalho de conclusão de curso de sua namorada e de uma amiga, que estavam realizando um plano de comunicação para o projeto MUQUIFU (Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos). Na época, o projeto Vila Viva, desapropriação feita pelo Governo, estava sendo realizado no Morro do Papagaio. “O documentário partiu da ideia de erguer uma memória que tá ali no Papagaio. Pegar depoimentos de famílias de muitos anos que moram lá e que simplesmente terão suas raízes arrancadas”, conta Guedes.

IMG_1151

Gravado durante dois dias em uma Kombi emprestada, as gravações foram dividas onde no primeiro dia próximo a Kombi ficava estacionada na lagoa e no segundo dentro do Morro do Papagaio. Sem querer influenciar nos depoimentos dos moradores, o diretor Bruno Guedes instalou a câmera dentro do veículo, onde as pessoas se sentavam por alguns minutos e contavam suas experiências vividas no Papagaio. “Nós perguntávamos para as pessoas se elas queriam entrar e dar um depoimento, falar coisas bem abrangentes sobre como era viver no Morro do Papagaio. A partir disso tivemos vários depoimentos, um completamente diferente do outro, pra demonstrar um pouco do leque de experiências, que as vezes a gente que não tem o contato maior, a gente não sabe.”

Morro do Papagaio/na Kombi foi um projeto produzido para ser apresentado na matéria de análise crítica da mídia do curso de Cinema e Audiovisual do Centro Universitário UNA, mas que surgiu a oportunidade de inscrever no LUMIAR. “Eu acho o LUMIAR de eximia importância. Quero exibir meus filmes pra ver como que é a presença, o que o espectador vai achar. Até agora não tive nenhuma disponibilidade de exibi-los, o festival está me dando essa oportunidade.”

O documentário Morro do Papagaio/na Kombi será exibido na mostra competitiva que começa às 19 horas. Além dele será exibidos o filme argentino “Un Instant”, o mexicano “P*to” e os brasileiros “Ovoo” e “Nunca fomos embora”.

Texto por Julia Guimarães / Foto por Gabriel Peixoto

NO COMMENTS

Leave a Reply