Efeito estufa: o que é, o que ele provoca no planeta e...

Efeito estufa: o que é, o que ele provoca no planeta e na sua saúde

0 3056

O efeito estufa é uma manutenção natural da temperatura na Terra, absorvendo 70% dos raios infravermelhos pelos gases que compõem a superfície, mantendo o planeta quente. Porém, devido ao desmatamento, queima de combustíveis fósseis e ação das industrias, esse processo está sendo acelerado, aumentando a quantidade de gases e fazendo com que seja absorvido mais raios infravermelhos, deixando cada dia mais quente que o normal.

dossie-6
Como funciona o efeito estufa. Foto: Almanaque

 

Sabia? Os automóveis soltam seis tipos de gases que aumentam esse efeito, entre eles, o gás nitrogênio (N2), dióxido de carbono (CO2) e o dióxido de enxofre (SO2). Segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) de abril deste ano, Belo Horizonte tem nas ruas cerca de 1.714.609 automóveis circulado. Isso, representa 10.287.654 de substâncias poluentes liberadas, que além de fazer mal para o meio ambiente, fazem mal para a população. Estudo da Universidade de São Paulo (USP) realizado 2008, mostra que por causa da poluição dos veículos, morrem cerca de 389 pessoas por ano na capital mineira, o que da em média uma pessoa por dia.  

O que podemos fazer para evitarmos a aceleração do efeito estufa?

Nunca ande sozinho no carro. Promova a carona solidária. Sempre dê ou pegue carona, além de ajudar o meio ambiente e o trânsito, você economiza. Vá de bicicleta ou transporte público. Se for perto, vá a pé. Sempre faça revisão no seu carro, assim reduz na emissão dos gases.

 

Texto: Amanda Eduarda

NO COMMENTS

Leave a Reply