Eleições: poluição sonora e visual na Savassi

Eleições: poluição sonora e visual na Savassi

A pouco mais de três semanas para as eleições, as campanhas intensificam-se na região da Savassi. Os candidatos apostam em tudo: estandes, panfletos, placas e carros de som. Porém, a grande quantidade de informação confunde um pouco o eleitor, além da poluição sonora e visual. “As campanhas eleitorais se misturam e a gente fica sem saber o que ouvir, pra que lado olhar”, diz a dona de casa Maria Aparecida Souza, 45.

Além dos carros de som tradicionais, alguns candidatos apostam também em carros miniatura. “Ele pára uns 10, 15 minutos em um lugar e continua rodando nas ruas”, diz Carlos Sérgio, referindo-se a um mini caminhão, que toca o mesmo hino político, repetidas vezes e sem parar. “As músicas são as mesmas”, completa o “motorista” do caminhão. Do outro lado da rua, mais campanha. Numa tenda, funcionários entregam panfletos e adesivos em um mini comitê, que funciona de 8h às 19h.

As campanhas, principalmente as sonoras, desagradam os moradores, como é o caso da estudante Aline Moreira, que afirma encontrar dificuldade nos estudos, por causa do barulho: “Fica difícil concentrar em alguma coisa, com esse barulho bem debaixo da minha janela”, completa a estudante. Os trabalhadores, no entanto, afirmam que as campanhas são autorizadas pelo TER (Tribunal Regional Eleitoral), tanto as sonoras, quanto as visuais.

dsc_0819


Por Débora Gomes e João Marcelo Siqueira

1 COMMENT

  1. Este deveria ser o slogan dos maus políticos do país – Absinto Muito – Eu não vou voltar (ao vivo)
    https://t.co/3IbspFH
    Visite o nosso blog e deixe seus comentários. Um abraço!

Leave a Reply