Entrevista com Wendel José dos Santos

Entrevista com Wendel José dos Santos

Jornada Mundial da Juventude (JMJ)

O Papa Francisco I acabou de ser eleito e já tem compromissos agendados. Um desses compromissos é a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizada pela primeira vez no Brasil, nos dias 23 a 28 de julho. O evento reúne milhares de pessoas do mundo inteiro, principalmente jovens com o objetivo de celebrar e aprender sobre a fé católica, construir pontes de amizade e esperança entre continentes, povos e culturas.

A JMJ iniciou com o Papa João Paulo II, em Roma em 1986, a partir deste ano as jornadas passaram a ser celebrada anualmente e em intervalos entre dois e três anos, uma cidade é escolhida para celebrar a grande Jornada internacional. Na ocasião foi entregue aos jovens uma cruz que se tornou um dos principais símbolos da JMJ, mais conhecida como a Cruz da Jornada. Durante a JMJ acontecem outros eventos como catequeses, adorações, missas, momentos de oração, palestras e shows. Tudo celebrado em diversas línguas.

O Contramão entrevistou o coordenador da juventude Arquidiocese de Belo Horizonte, Wendel José dos Santos, para saber como estão os preparativos para esse evento aqui na capital.

 Como está os preparativos para o evento aqui em BH?


Nossa amada Arquidiocese de Belo horizonte se prepara carinhosamente para receber os peregrinos estrangeiros aqui na capital, para viver a Pré-Jornada – Semana Missionária e depois todos juntos irmos ao Rio de Janeiro para a JMJ, estamos organizando as famílias para acolher os jovens, grande momentos celebrativos, caminhada, shows e muitas outras atividades missionárias, religiosas e culturais para que seja marcante a passagem deles por Belo Horizonte e que aqui também fique um legado para os nossos jovens.

Em sua opinião o que altera para a instituição católica em BH? Isso possibilita uma visibilidade maior para a Igreja, agrega mais fiel?


A Arquidiocese de Belo horizonte a Semana Missionária – Pré- Jornada e a JMJ viverá uma experiência muito marcante, altera o vigor da nossa Igreja local, afinal um evento dessa proporção não acontece sem deixar profundas marcas na vida da nossa Igreja isso é perceptível até mesmo Madri depois da última JMJ teve um retorno da juventude para a Igreja. No caso particular de Belo Horizonte, teremos sim uma visibilidade maior e nossos jovens estarão com o coração repleto de alegria em receber aqui tantos jovens de diferentes nacionalidades e culturas.

Qual a expectativa dos organizadores sobre a visita do Papa, para a Jornada Mundial da Juventude, sabendo que esse é o primeiro compromisso oficial do novo eleito?


As nossas expectativas são as melhores, isso com certeza aumentará também o número de jovens a participar da JMJ, uma vez que é grande a alegria do coração do jovem católico encontrar com o Santo padre o Papa, sobretudo sendo agora um novo Papa e todos nós desejamos que Ele continue o Legado de João Paulo II e Bento XVI pela opção preferencial pela juventude.

Esse evento passa pelo Brasil pela 1ª vez, em sua opinião o país está preparado para os possíveis desafios, assim como alojar fiéis do exterior, entre outros?


O Brasil está preparado sim, afinal uma das nossas maiores habilidades é ser acolhedor, então não será diferente com os jovens peregrinos da JMJ porque temos todo o mesmo desejo que é a Construção da Nova Civilização do Amor e também o encontro com o Santo padre e com o Cristo na escuta de sua Palavra e também na Eucaristia; teremos alguns desafios de ordem prática como transporte, trânsito, mas isso todas as grandes cidades enfrentam.

O lema escolhido para a JMJ em 2013 foi “Ide e fazei discípulos entre todas as nações”!(Mt28:19), você poderia nos explicar sobre o lema e o motivo pelo qual ele foi escolhido?

É um pedido de Jesus para que possamos ser discípulos missionários dele e claro espalhar a boa nova para que todas as nações também o sejam. O lema é sempre escolhido pelo Santo padre o Papa e é sempre levada em consideração a realidade da Igreja.

Por: Rafaela Acar e Rute de Santa

Foto: Wendel José

SIMILAR ARTICLES

0 210

0 1158

NO COMMENTS

Leave a Reply