Entrevista: Os cuidados com a saúde bucal em tempos de pandemia

Entrevista: Os cuidados com a saúde bucal em tempos de pandemia

0 798

Por Daniela Reis

Muito se fala nos cuidados durante a pandemia do novo coronavírus. Mas, o que muitos esquecem é que a saúde bucal é de extrema importância nesse período, por isso, o Jornal Contramão entrevistou a ortodontista e especialista em harmonização facial, Cristiane Oliveira, que vai explicar e dar dicas de como se cuidar.

Sabemos que a boca é uma das principais vias de contaminação do novo coronavírus, como fazer a higienização bucal nesse momento?

Manter a higiene bucal também é uma importante forma de prevenção nessa pandemia.Temos que ter cuidados redobrados com a higiene das mãos, usando protocolos corretos antes de higienizar a boca, escovar os dentes no mínimo 3 vezes ao dia, fazer uso do fio dental corretamente.

O uso de enxaguatório bucal é indicado?

Então, ainda não há evidências o suficiente para comprovar a eficácia do enxaguatório no caso da covid. Mas, estão sendo feitos alguns estudos em animais e seres humanos como voluntários que têm apontado um possível efeito desses produtos na redução temporária da carga de vírus presente na saliva.

Devemos ter algum cuidado específico com as escovas de dentes?

Sim! Pode se higienizar as escovas de dentes com peróxido de hidrogênio a 0,5%. Faz-se uma mistura de 150 ml de água destilada com 30 ml de água oxigenada e deixá-las por 10 minutos.

Pode -se também borrifar álcool 70% sobre toda superfície por um minuto, pois o vírus tem baixa resistência a essas substâncias desinfetantes e após, lavar em água corrente.

Não deixar escovas próximas umas das outras, guardando-as na posição vertical e com cerdas para cima .

As pessoas que foram contaminadas por vírus devem trocar a escova após passar a infecção.

E no caso de quem utiliza próteses e dentaduras?

A higienização das próteses dentais, pode ser realizadas com escovações diárias, após as alimentações, com escova individual, sabão neutro e lavagem em água corrente. Podemos  associar com o uso de produtos de higiene com imersão em substâncias químicas como hipoclorito, peróxidos alcalinos, pastilhas limpadoras de dentaduras antibacterianas entre outros.

Caso tem alguém com covid quais procedimentos relacionados a saúde bucal.

Higienizar bem a cavidade bucal , para evitar o máximo placas bacterianas.

E necessário ir ao dentista durante a pandemia? Quais os cuidados profissionais e pacientes devem tomar?

Claro. Postergar o atendimento odontológico apresenta riscos consideráveis à saúde. Condições não graves como uma restauração fraturada, podem piorar se ignoradas, e limpezas dentais simples são essenciais. Há inclusive, por exemplo, uma relação direta entre a saúde das gengivas e o diabetes, assim como uma conexão com doenças cardíacas, e a própria assepsia pode estabiliza a condição gengival.

Os cuidados do profissional começam bem antes do paciente chegar ao consultório

Fazemos um questionário de pré-triagem sobre o estado de saúde do paciente, que inclui perguntas sobre  febre, tosse, possível contato com pacientes infectados, dentre outros.

Nós dentistas estamos seguindo rigorosamente os protocolos exigidos pela OMS. Estamos fazendo nossa parte para nos proteger e proteger nossos pacientes e colaboradores.

Sabemos que o cuidado com os dentes vai além de estética. Quais outras doenças que a falta da higiene bucal pode causar? A falta da higiene bucal pode levar a problemas do coração?

A principal doença por falta de higienização é a endocardite bacteriana que acontece quando as bactérias que colonizam a boca caem na corrente sanguínea e chegam ao coração

Mas além dessa doença têm varias, dentre elas: periodontite, caries, gengivites, diabetes, parto prematuros, etc.

 

*Revisão e edição: Bianca Morais e Italo Charles

 

SIMILAR ARTICLES

0 395

0 282

NO COMMENTS

Leave a Reply