Exposição Coleção Sesc Mestres de Minas – Dia do Artesão apresenta obras...

Exposição Coleção Sesc Mestres de Minas – Dia do Artesão apresenta obras de artistas populares

Mostra traz mais uma chance para o público contemplar obras de mestres artesãos do estado. A Exposição Coleção Sesc Mestre de Minas – Dia do Artesão apresenta trabalhos de artistas populares em um dos mais representativos acervos da arte popular mineira. A galeria, que é comemorativa ao Dia do Artesão (19/3), poderá ser visitada, gratuitamente, na Sala de Exposições Temporárias do Centro de  Arte Popular – Cemig.

Na seleção de trabalhos figuram obras expressivas, realizadas por expoentes do artesanato mineiro, representantes de diversas regiões do estado, como Dona Izabel, Noemisa Batista, Geralda Batista, Joana Batista, Ulisses Pereira Chaves, Zefa, Geraldo Teles de Oliveira (GTO), Ana do Baú, Rosana, Jacinta Francisca, Margarida, Clemência e Dida.

Geralda Batista  Boneca-Cerâmica
Geralda Batista
Boneca-Cerâmica

A exposição mostra os artistas divididos por cidade, dispostos de forma a reforçar elementos visuais e textuais que evidenciam os valores, a diversidade e a qualidade da cultura no estado.

Para Jorge Cabrera Gómez, gerente de Cultura do Sesc MG, em todo o estado, são muitos os mestres e os representantes dessa arte feita por autodidatas, que já foi fonte inspiradora de grandes artistas brasileiros, tais como Tarsila do Amaral, Guinard, Guimarães Rosa, Villa-Lobos, Carlos Drummond de Andrade, entre outros.

Para o auditor João Guilherme, de 24 anos, as artes são diferentes. “As formas de arte são bem contrastantes uma das outras. As obras de Divinópolis do GTO são totalmente diferentes das do Caraí, que são totalmente diferentes das de Acaçuaí. Então acho que a diversidade, ela é gigantesca. Temos um país inteiro aqui, em arte”, destaca o visitante.

Visitação:

De hoje, 27/03 a 10/5.

Horário: Terça, Quarta e Sexta-feira – das 10h às 19h

Quinta-feira – das 12h às 21h

Sábado e domingo – das 12h às 19h

Texto: Victor Barboza

Imagens: Divulgação

NO COMMENTS

Deixe uma resposta