Exposição de recipientes com sal é proibida em BH

Exposição de recipientes com sal é proibida em BH

0 619

O prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, sancionou na segunda-feira, 10, a lei nº 10.982, que proíbe bares, restaurantes, lanchonetes e similares de expor em recipientes, o sal de cozinha. O estabelecimento que não cumprir a nova regra, pode pagar multa.

A medida foi tomada a partir do projeto de lei nº 1.195/2014, do vereador, Tarcísio Caixeta (PCdoB), que diz que o excesso de sódio, pode causar hipertensão arterial.  “Qualquer ação que vise diminuir ou inibir o consumo excessivo de cloreto de sódio (sal) nos alimentos é de vital importância à saúde da população, e o objetivo deste projeto é através de uma maneira simples diminuir este consumo nos restaurantes e similares não deixando à mostra os recipientes que contenham sal, e dessa forma dificultar o consumo desnecessário do sal.”, explica Caixeta.

Os estabelecimentos podem disponibilizar o sal em sachês, desde que ele permaneça nos balcões e só entregue aos clientes quando solicitado. A multa para quem não cumprir a nova regra não foi divulgada, pois, depende da regulamentação, que deve ser feita em até 60 dias.

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Minas Gerais (ABRASEL/MG), Ricardo Rodrigues, a medida além de gerar desconforto do cliente para pedir os sachês, vai gerar custo para os estabelecimentos, pois, os garçons ou atendentes vão ter que ficar andando e/ou parando outros atendimentos para atender à essas solicitações. “Sal não é droga. O cliente pode solicitar o sachê mesmo sabendo que aquilo pode fazer mal ao seu corpo. Acredito que devem investir em campanhas educativas e não em regras proibitivas.”, defende.

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada em 2014, cerca de 22% da população sofre com hipertensão. Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), a hipertensão arterial ou “pressão alta” é uma doença crônica que eleva a pressão sanguínea. “A pressão se eleva por vários motivos, mas principalmente porque os vasos nos quais o sangue circula se contraem. O coração e os vasos podem ser comparados a uma torneira aberta ligada a vários esguichos. Se fecharmos a ponta dos esguichos a pressão lá dentro aumenta. O mesmo ocorre quando o coração bombeia o sangue. Se os vasos são estreitados a pressão sobe.”, explicam.

O decreto está disponível no site do Diário Oficial do Município (DOM) e foi publicado na terça-feira, 11.

Por: Amanda Eduarda

NO COMMENTS

Leave a Reply