Exposição Fé une a arte e o sacro

Exposição Fé une a arte e o sacro

Os quadros da Exposição Fé, do pintor e publicitário Helio Faria, proporcionam um olhar de forma diferente pelas passagens da Bíblia, vista com o olhar de uma criança. A exposição está no Museu Inimá de Paula,

Estas obras refletem o íntimo de um pintor e de um homem de fé, integrados em uma mesma atividade, as telas.

Artista mineiro, de Belo Horizonte, sempre gostou das paisagens, quis mostrá-las por pensar que não são muito abordadas. Acompanhou o crescimento da cidade, com seus casarões, fazendas. Hélio nunca fez uma grande exposição. O museu foi escolhido, por sua pintura ser aproximada a de Inimá de Paula, o qual ensinou muito ao pintor.

O artista Helio Faria
O pintor e publicitário Helio Faria

Começou a pintar as paisagens de Minas Gerais e, depois começo a misturá-las com os santos. Também começou a utilizar como tema os bandeirantes. Tais temáticas estão presentes na exposição, em um contexto histórico.

Hélio mistura barroco, paisagens mineiras, ilustração infantil, e um pouco de publicidade, ja que ele é publicitário. Então as obras dele mostram sempre temas de morros, os santos, o Menino Jesus, personagens na favela, mistura a realidade com o seu gosto pela arte.

Gabriela Fernanda Navarro Antoniase, 26 anos, coodenadora de arte, afirma: “ Helio é um artista sacro, sempre gostou de desenhar e suas ilustrações são muito parecidas com as ilustrações infantis. Sempre foi uma pessoa de muita fé, viajou pelo Vaticano, então quis juntar várias paixões – pintura, Minas Gerais e temas sacros.”

“É resultado de trabalho muito grato pra mim, porque une a minha fé ao meu trabalho, eu procuro retratar passagens da Bíblia, com Minas Gerais, que são minhas duas grandes paixões. Fui convidado a expor minhas obras aqui e aceitei o convite,” conta o artista.

Ana Carolina Luciano, 28, empresária, comenta sobre a exposição: “Está fantástica, lindissima, o Sr. Hélio conseguiu passar para o pincel, a ideia da fé, da religião, do cristianismo. Ele mostrou de uma forma bem brasileira, com linhas bem demarcadas, com cores vivas, que dá vontade de entrar no quadro e fazer parte desta cena. Foi retratada de uma forma muito bem selecionada.”

dsc_30651

Por Anelisa Ribeiro

Fotos Anelisa Ribeiro e Bárbara de Andrade

2 COMMENTS

  1. Adorei ver a exposição e o preço foi bem baratinho R$2,50 para mim que sou estudante. Vale a pena conferir gente, são obras bem legais!!

Leave a Reply