Exposição no CCBB traz nova forma de explorar a arte

Exposição no CCBB traz nova forma de explorar a arte

0 898

A exposição, Visões na Coleção Ludwig, que reúne cerca de 70 obras de vários artistas, entre eles Pablo Picasso e Andy Warhol, está no CCBB desde o dia 20 de setembro. A reunião das obras tem como foco mostrar a arte do período do neoexpressionismo alemão, do fotorrealismo e outros movimentos que surgiram a partir da década de 1960.

O que surpreende na mostra, além do belo trabalho de artistas como Picasso é a forma como ela pode ser apresentada. A novidade consiste em dar a pessoas que tem deficiência visual a possibilidade de admirar as obras, usando seus outros estímulos sensoriais. Primeiramente um livro em braile é disponibilizado para que essas pessoas tenham a oportunidade de conhecer melhor sobre a história de cada obra. Logo depois, miniaturas de algumas obras são apresentadas para que eles possam ter
uma análise de como é o trabalho do artista. Sendo a maioria das peças feitas em alto relevo, a experiência torna-se ainda mais agradável para quem não pode visualizar o trabalho.

Vale lembrar que todas as pessoas podem participar da experiência. E para quem quiser experimentar e testar os outros sentidos do corpo que não seja a visão, é disponibilizado uma venda para os olhos, para que a pessoa se limite a descrever a obra usando apenas os outros sentidos.

Eu fui convidado a ter essa experiência, e aceitei, e posso dizer que é surpreendente descobrir que há outras formas de descrever um trabalho artístico usando apenas o olfato e o tato. Pra começar, já vendado, fui acompanhado até uma sala onde um objeto foi me entregue em mãos, para que eu tateasse e descobrisse o que era. Mal- acostumado com a não possibilidade de enxergar, não consegui descobrir em que consistia a peça. E depois dois aromas diferentes foram aproximados, para que eu conseguisse descobrir o que era, e novamente falhei. As duas experiências tinha o objetivo de mostrar de uma forma diferente a obra que estava a minha frente.

Durante o trajeto pelo Centro Cultural, Débora Brasil, 23, que foi minha guia, disse que o projeto também é bom para as crianças, porque os incentiva a desenvolver todos os sentidos. A mostra ficará no CCBB até o dia 20 do mês de Outubro, com essa nova possibilidade de descrever o mundo artístico.

Texto: Ítalo Lopes

Fotos: Ítalo Lopes e Divulgação do CCBB

NO COMMENTS

Leave a Reply