Falta de planejamento complica trânsito de BH

Falta de planejamento complica trânsito de BH

Com uma frota de um milhão e meio de veículos a chegada das chuvas a situação no trânsito de Belo Horizonte tende a se agravar. De acordo com José Aparecido Ribeiro consultor em Assuntos Urbanos e Mobilidade, Presidente fundador da ONG SOS Mobilidade Urbana, o quadro fica mais complicado com a entrada do veículos vindos da região metropolitana, contribuindo com aproximadamente quinhentos mil veículos. Sendo assim BH chega a uma frota de quase dois milhões de veículos automotores, “Nós estamos à beira de um final de ano que vai ser catastrófico para o trânsito, o que era ruim pode ficar pior e não se vê um plano de emergência.”, aponta o consultor.

Os engarrafamentos constantes tem dado muita dor de cabeça à população, que passa horas nas retenções que parecem não ter fim. Haveria uma solução possível? “Nós só ouvimos desculpas, nós não ouvimos alternativas. Deveria ser criada uma comissão de engenharia de tráfego focado em gestão.”, afirma Ribeiro.

De acordo com o especialista, falta para a cidade um melhor gestão para o trânsito da capital. “Quem deveria resolver o problema é quem mais complica, é ausente e quando aparece não resolve, não tem diagnóstico para a situação da cidade, quem gerencia não consegue apresenta-lo.”, ratifica Ribeiro.

Belo Horizonte precisa de obras bem planejadas para que o problema seja resolvido, “Belo Horizonte tem cento e cinquenta gargalos que fazem o trânsito travar. Eles precisam de obras, não de puxadinhos. Viadutos, túneis, trincheiras, elevados obras ousadas que realmente deem fluidez ao transito.”, explica o especialista.

O excesso de semáforos é apontado por ele como um dos grandes vilões do trânsito de corredores como Antônio Carlos e Amazonas. “A Antônio Carlos tem 38 no conjunto entre ela e a Pedro I, é inadmissível que uma via de dezesseis quilômetros tenha essa quantidade de sinais. A Amazonas tem 35 sinais entre a Praça da Estação e o Anel Rodoviário lá na cidade industrial. Belo Horizonte tem uma Via Expressa que não é expressa de fato, porque tem 8 que poderiam ser eliminados facilmente com elevados e passarelas”, explica.

O transporte público não atende a população, isso também agrava a situação. O sistema baseado em locomoção por ônibus. De acordo com seria necessário investir e monotrilho e metrô. Ele ainda diz da desvantagem do BRT que seria a ocupação de uma grande faixa da via o que pode vir a complicar mais ainda o trânsito.

 

Por Hemerson Morais

Foto: Hemerson Morais

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