Feriado de que mesmo?

Feriado de que mesmo?

O Contramão foi as ruas verificar se a população sabe que feriado é comemorado amanhã pelos Cristãos da igreja católica.

A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’ de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes. A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao Século XIII. A Santa Igreja sentiu necessidade de realçar a presença real do “Cristo todo” no pão consagrado.

É de costume enfeitar as ruas a procissão. Mas este ano a Basílica de Lourdes, fará apenas a celebração interna. Esta festividade de longa data é uma tradição no Brasil, principalmente nas cidades históricas Mineiras, onde se revestem de práticas antigas, as ruas são decoradas de acordo com os costumes locais.

dsc_0711

Basílica de Nossa Senhora de Lourdes

Este ano a missa de Corpus Christi acontecerá em cada Paróquia das arquidioceses Mineiras, diferentemente dos outros anos. Na Basílica de Lourdes, que se localiza na rua da Bahia, 1596, bairro de Lourdes, acontecerá celebração interna e não haverá procissão.

Por Ana Paula Sandim e Marcus Ramos

SIMILAR ARTICLES

NO COMMENTS

Leave a Reply