Festa de Nossa Senhora de Lourdes encerra após procissão

Festa de Nossa Senhora de Lourdes encerra após procissão

0 744

Todos os anos, no dia 11 de fevereiro acontece a Festa de Nossa Senhora de Lourdes, na Basílica dedicada à santa, localizada na Rua da Bahia, 1596. Pessoas de diferentes regiões da cidade vieram assistir às missas e participar da procissão que sairá da Basílica de Lourdes, às 19h, passará pelas ruas da Bahia, Bias Fortes, Álvares Cabral retornando a Rua da Bahia, encerrando assim as festividades.


Glorinha Vargas A conselheira paroquial, Glorinha Vargas, 78 anos, relata que sempre morou próximo à paróquia e garante já ter recebido muitas graças.  Talita Fernanda Abreu, 18 anos, que pertence à pastoral da música conta que durante toda a novena ela se preparou e hoje, desde as 6 horas ela ajuda na preparação da festa. “Para mim é como um aniversário e me sinto realizada em poder ajudar”, diz  Abreu.

Uma fila se formou dentro da igreja para que todos pudessem fazer suas orações diante da replica da gruta da Virgem Maria (a original fica em Massabielle, na França). Muitas pessoas se emocionam e choram diante da imagem. “O amor e a fé são grandes”, define a romeira Maria da Conceição Silva.

 

A história

Glorinha Vargas relata que a devoção à Nossa Senhora de Lourdes começou quando uma jovem pobre chamada Bernadete, afirmou ter visto, na gruta de Massabielle, uma mulher de roupa branca e fita azul amarrada na cintura (a primeira apareição data de 11 de fevereiro de 1858). Mais tarde, Bernadete recebeu  a  ordem de cavar na gruta de onde brotou água que muito fiéis até os dias de hoje afirmam ser milagrosa. Centenas de pessoas foram ao local das aparições. A Santíssima Virgem Manifestou seu desejo de  no lugar ver erguida uma igreja. “Assim, Lourdes se tornaria conhecida em todo o mundo. Após o reconhecimento oficial das aparições pela Igreja organizaram-se as primeiras peregrinações até o local das aparições”, informa.

Texto e fotos: Camila Sol

NO COMMENTS

Leave a Reply