Festival K-pop no paìs da copa

Festival K-pop no paìs da copa

O que é esse tal de K-pop que vem tomando o mundo da música e a cada dia conquistando mais o coração dos fãs brasileiros? Trata-se da música pop coreana. E o que tem de mais em música coreana? Por que usar um K na frente do Pop? “Além da própria música, as coreografias e o carinho dos ídolos com os fãs são muito bonitas”, explica uma das moderadora do K-pop MG, Paula Rayssa.

Micaela Amaral, fundadora do grupo que reune os fãs do estilo explica os pormenores.  “Eu tenho em mente que o K é de Korea, o pop que o mundo conhece é o pop americano, então para demonstrar a diferença, coloca-se o K na frente, assim como o C-Pop é da China e o J-Pop do Japão”, explica Micaela.

Em Belo Horizonte, a popularidade do K-pop não é diferente. Existem grupos de dança cover que participam de competições por todo o país e no Facebook há uma comunidade chamada “K-Pop MG”, onde os fãs da música pop coreana compartilham suas opiniões, ideias, sonhos e dúvidas. De tempos em tempos, o grupo realiza meetings com gincanas com direito a prêmios.

O K-pop MG, junto com a Gafanhoto Produções e os DJs Thomas Ribeiro e Marlon Castro, são os responsáveis pelas duas baladas k-pop que se tem notícia na capital: a Festa K-pop, no Matriz, onde k-poppers de todas as idades podem entrar, e o K-Pop Station, realizado sempre em alguma boate. Esse ano, a K-Pop Station ocorreu na Mary In Hell e ambas as baladas tiveram um publico superior às edições anteriores.

O K-pop MG possui quatro moderadores: Micaela Amaral (Mika), Luzia Lima, Paula Rayssa e Matheus Assunção. Mika explica que teve a ideia de reunir pessoas que gostavam de K-pop depois que viu uma apresentação pela primeira vez na TV aberta, no programa Leitura Dinâmica. “Na época eu não conhecia ninguém que gostava, então criei o @kpop_mg no Twitter,  pra ver se alguém mais daqui gostava, desde então só vem crescendo, criamos o grupo no Facebook, montamos um blog, canal no YouTube, e a galera foi aparecendo”, relata.

O ano de 2012 foi um momento muito importante para a música pop coreana no mundo, pois o artista sul coreano PSY lançou o hit Gangnam Style, que até hoje faz sucesso por aí com o passo do cavalinho. Mesmo depois do sucesso do hit, ainda se vêem pessoas que se surpreendem quando alguém fala que gosta de k-pop. “As reações são variadas, algumas pessoas acham interessante e até pedem pra escutar, mas já teve gente que perguntou se na Coreia do Sul existia música”, expressa Luzia Lima. O estudante de Engenharia de Produção, Lucas Takahashi explica que “tudo o que foge do padrão da rádio brasileira gera um certo estranhamento. Um pouco desse preconceito foi quebrado pelo PSY, mas ainda existe esse julgamento sim“.

Para comprovar a crescente popularidade do K-pop, no dia 7 de junho, o Music Bank, o maior festival de música coreana do mundo, aterrissará em solo brasileiro pela primeira e última vez. Trata-se de um evento que ocorre somente uma vez em cada país e, graças a Copa do Mundo, o país escolhido para receber o evento este ano foi o Brasil.

Texto e Foto por:  Juliana Costa

NO COMMENTS

Leave a Reply