Com dois dias de evento, confira os destaques desta edição de 2023 

Por Keven Souza

Diversos fatores influenciam a credibilidade de um festival: a pluralidade no line-up, a diversidade do público, a qualidade na estrutura física e até a logística. O Festival Sensacional, que foi realizado neste último fim de semana, entre os dias 23 e 24 de junho, conseguiu cumprir todos os requisitos. Foram cerca de 21 atrações e 4 palcos que agitaram Belo Horizonte, nos mais de 30 hectares de área verde do Parque Ecológico da Pampulha. 

Noite de abertura

Em sua décima edição, o festival funcionou em um formato inédito, acontecendo em dois dias seguidos. Na sexta-feira (23), ocorreu a noite o show de abertura com a turnê “Nós, a gente”, de Gilberto Gil e família. 

A apresentação foi de encher os olhos. Transmitiu a defesa da liberdade, da igualdade e da justiça social para um mar de pessoas que ali estavam para prestigiar a carreira de Gil, que ainda homenageou Rita Lee com a clássica “Ovelha Negra”.  Ali, pelos gramados do parque, o show contou com banda formada exclusivamente pelos netos e filhos do artista, como a cantora Preta Gil. 

Arte, cultura e música a céu aberto 

No dia seguinte, sábado (24), o line-up contava com Gloria Groove, Marina Sena, Fundo de Quintal, Flora Matos, Mc Tha, Masterplano, entre outros artistas. 

No palco Chacoalha, Mc Tha trouxe suas raízes e religião para sua apresentação. A cantora, que é de Tiradentes/MG, mostrou que, além das músicas e da performance, um de seus maiores trunfos são seus fãs, que lotaram o espaço e cantaram fervorosamente seus sucessos. 

Ao entardecer, Fundo de Quintal mostrou a força que é o samba brasileiro. O grupo carioca cantou seus maiores hits, como “Trem das Onze” e “Amar é Bom”. Logo após, o clima esquentou no Festival Sensacional. 

Gloria Groove misturou funk, pop e pagode em um único show no palco Sensacional, com participação especial de Valesca Popozuda. Isso com muitas luzes, danças e figurinos. Durante a apresentação, a drag queen ainda relembrou as vezes que visitou a capital mineira e deixou claro: “Amo esta cidade”, disse Glória.  

Mais tarde, foi a vez de Marina Sena subir ao palco para encerrar a edição de 2023 do Sensacional. A mineira de Taiobeiras retornou a Belo Horizonte para apresentar sua turnê e seu novo álbum “Vício Inerente”, e cantou ainda um compilado de sucessos do seu primeiro álbum solo, “De Primeira”. 

Marina Sena durante seu show. Foto: Amanda Serafim.

Seus fãs vibravam, emocionados, lotando o gramado do Parque Ecológico da Pampulha. Lucas Fernandes, que estava presente no festival, afirma que a cantora, apesar de ter poucos anos de carreira, já é um sucesso. “Marina Sena é a nossa diva mineira”, pontua.

Era nítido a entrega de Marina no palco do Festival Sensacional, a felicidade e a qualidade do show nessa volta para a antiga casa, chamada de Belo Horizonte. 

Marina Sena. Foto: Amanda Serafim.
Sensacional é realmente sensacional 

O Sensacional é um festival que se diferencia de outros da cidade por não ter nenhum tipo de setorização. “O Sensa nasceu na rua e foi realizado durante vários anos em um formato sem grades nem ingressos, com todo o público ocupando os mesmos espaços. Faz parte dos nossos valores e vamos seguir lutando para que todes presentes possam ter acesso à mesma experiência”, afirma Mari Campos, diretora do festival.

NO COMMENTS

Leave a Reply