#FicaValores: Jovens protestam pela manutenção do programa Valores de Minas

#FicaValores: Jovens protestam pela manutenção do programa Valores de Minas

Alunos do projeto Valores de Minas seguem em protesto desde as 10h em frente ao Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas). O ato contra a demissão de coordenadores e professores e o possível cancelamento do programa teve início na Praça da Estação às 9h e seguiu em direção ao Servas, onde ficarão até que recebam algum esclarecimento.

Segundo Adriana Carla, 18, estudante e representante do ato, as partes não conseguem chegar a um acordo. “Lançamos a proposta: seis alunos, um representante jurídico, um de recursos humanos um representante da sociedade e uma mãe. Eles disseram que não poderiam tantas pessoas. Achamos de extrema importância que essa conversa seja analisada e avaliada o tempo inteiro, então, como eles dizem que não tem possibilidade de ter um advogado, vamos tentar novamente com a condição de que a conversa seja gravada”.

12171105_832943760155773_1509975222_o
Foto: Marina Rezende

A possível extinção do programa causa revolta aos estudantes, e de acordo com os manifestantes essa “ameaça” vem desde o início do ano. “O problema existe desde abril, e em nenhuma das assembleias a presidente do Servas, Carolina Oliveira, compareceu. É muito desrespeitoso, não teve diálogo, tudo é feito ‘por debaixo’. Nós temos direito a voz, direito a participar de um ato político, e eles estão passando totalmente por cima dos nossos direitos.”, desabafa Johnatan Henrique, 16, que faz parte do projeto.

Foto: Marina Rezende
Foto: Marina Rezende

O programa Valores de Minas foi criado em 2005, e desde então já ofereceu a mais de 5.000 alunos de escola pública aulas completamente gratuitas de Artes Visuais, Circo, Dança, Teatro e Música além de disciplinas teóricas como Literatura, Filosofia e Linguagens.

Além de contribuir para a formação profissional dos jovens da região, o Valores de Minas visa o crescimento pessoal aliado a esse desenvolvimento artístico. Ainda segundo Johnatan, o projeto é uma incrível de cidadania, humanidade e crescimento pessoal. “Primeiro foi o Circo de Todo Mundo, o Balé Jovem do Palácio das Artes e agora o Valores de Minas. Eles estão acabando com a cultura e investindo em coisas que não são necessárias. Eles investem em policia, armamento, mas por que não investem na cultura, na arte?”, argumenta o jovem.

Em nota, o Servas garantiu que as atividades para 2015 estão em dia, e que, para 2016, está previsto que o Valores de Minas faça parte da política de educação integral do Estado. As demissões da última sexta-feira (16) foram justificadas como uma adequação, e que esses funcionários já foram substituídos, sem prejuízo para o andamento do programa.

Por Marina Rezende

NO COMMENTS

Leave a Reply