Hoje: Manifestação contra a tarifa de ônibus nas 3 principais capitais

Hoje: Manifestação contra a tarifa de ônibus nas 3 principais capitais

O Movimento Passe Livre (MPL) convocou as três principais capitais brasileiras, Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, para ir as ruas hoje, sexta-feira, 08, em protesto contra o reajuste das tarifas de ônibus. Na capital mineira, o recente aumento – de 30 centavos, foi o terceiro em um período de 365 dias e, portanto, declarado ilegal pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

Ao todo, sete ações do MPMG foram protocoladas contra a Prefeitura de Belo Horizonte e as empresas de ônibus desde 2014. O órgão afirma que, dentro da legalidade, o valor atual da tarifa deveria ser de R$ 2,90, cerca de oitenta centavos a menos que o valor cobrado desde o dia 29 de dezembro.


No evento criado no Facebook para divulgar a manifestação em Belo Horizonte, o Movimento Passe Livre – BH (MPL-BH) afirma que “Segundo as empresas de ônibus, a passagem aumentou porque, supostamente, a demanda diminuiu. Mas na verdade, ocorre o contrário: o número de usuários só reduziu, porque a tarifa aumentou. E, nesse círculo vicioso, a qualidade do serviço permanece claramente insatisfatória”. Leia na íntegra AQUI  

O ato marcado para às 18 horas desta sexta-feira, se concentrará na Praça Sete, no centro da capital e conta com cerca de 3,8 mil pessoas confirmadas.

 

Rio de Janeiro/ São Paulo

No Rio a pauta de reivindicações vai além das passagens, abordando também o descaso na saúde pública, fechamento de hospitais e escolas e professores sem receber o 13º. “Não é só pela tarifa, é pelo desrespeito com trabalhadoras e trabalhadores do Brasil.” afirma o movimento em seu evento no FACEBOOK.

Em São Paulo o aumento de, também trinta centavos, entra em vigor no aniversário do último aumento, 09 de janeiro. No evento do Facebook, o movimento social declara, “A população não vai pagar pela crise dos ricos e nenhum centavo a mais vai sair do nosso bolso pra enriquecer ainda mais os empresários!” VEJA. 

Por: Bruna Dias

NO COMMENTS

Leave a Reply