Vitrine 2009: Identidades e constrastes da Savassi

Vitrine 2009: Identidades e constrastes da Savassi

0 656

Com blogs na tela e a Savassi em pauta os alunos do 6º módulo de jornalismo apresentaram no laboratório de convergência digital o TIDIR, onde foram suas aulas nesse módulo. O tema geral era a Savassi e os sub-temas escolhidos foram a “Identidade da Savassi” e os “Contrastes da Savassi”. O objetivo do trabalho era fazer um produto multimídia. A professora de TIDIR Isadora Camargos destacou que esse trabalho é muito importante pelo fato de ser a primeira experiência multimídia no trabalho interdisciplinar.
O grupo que desenvolveu o trabalho sobre identidade da Savassi contou que sentiu muita dificuldade em definir essa identidade, pois nessa região eles encontram muita diversidade. No blog eles fizeram texto e vídeos sendo que os dois continham informações diferentes os vídeo funcionam como complemento das informações do texto. Os integrantes abordaram várias características do bairro. O produto final dos grupos foi um blog denominado Identidade da Savassi.
Já o grupo “Contrastes da Savassi” ao longo do trabalho descobriu que a Savassi não tinha um contraste definido. Integrantes do grupo afirmaram que muitas vezes ao tentar definir os contrastes da região elas esbarravam na identidade do local. Eles mostram que enquanto muitas pessoas vão para as baladas no bairro, outras vão as igrejas.     Temas como gastronomia, cultura e economia foram assuntos do produto multimídia criado pelos alunos. As matérias foram organizadas em dois blogs com vídeos, podcasts e reportagens.  Os alunos encontraram algumas dificuldades durante a construção do projeto, mas reconheceram que por meio dele promoveram um novo olhar jornalístico. “Estávamos focados no olhar de um jornalista tradicional e percebemos que com a tendência do mercado, precisávamos de um direcionamento mais amplo, voltado para o multimídia”, conta o estudante Henrique André.

Para conferir os trabalhos acessem os links:

https://identidadesdasavassi.wordpress.com

https://contrastesdasavassi.wordpress.com

dsc02543

Durante a palestra, uma moto-carreata sem causa marcou os ouvidos dos estudantes com as buzinadas frenéticas.

Por Hélio Monteiro e Natália Oliveira

SIMILAR ARTICLES

0 71