IMAGEM DOS POVOS MULHERES: Mostra internacional celebra as mulheres do audiovisual

IMAGEM DOS POVOS MULHERES: Mostra internacional celebra as mulheres do audiovisual

Por Bruna Valentim

Imagem dos Povos dedica a edição de 2018 ao protagonismo feminino na produção audiovisual. Os filmes escolhidos trazem mulheres como diretoras, roteiristas, produtoras e atrizes em papéis de destaque.

“A equipe do  IMAGEM DOS POVOS é predominantemente feminina e esse ano vamos além e estamos buscando contratar somente mulheres”, conta Maíz d’Assumpção,   diretora e curadora da Mostra que esta envolvida no projeto desde a primeira edição em 2004.

Sobre o processamento de escolha do tema e dos filmes exibidos a curadora relata que o festival vai sendo moldado de acordo com as latentes do setor “Estamos vivendo um momento histórico no audiovisual mundial que as mulheres estão dando um basta. Queremos mostrar mulheres  como diretoras, produtoras, roteiristas, montadoras, atrizes e história. Mostrar narrativas femininas e personagens femininos. E assim dar destaque ao protagonismo feminino no audiovisual. Com isso fomos no guiando e o resultado foi três programas, Panorama 2016 – 2018, Profissionais em Destaque – obras das profissionais da masterclass e Seleção Alice Guy-Blaché.

Alice Guy-Blaché foi a primeira pessoa a dirigir, roteirizar e produzir ficção no mundo e ela foi apagada da história e só resgatada agora, ela foi resgatada por historiadores no início dos anos 90 e só a partir de 2015 que de verdade o mundo descobriu a história dela. Essa é a importância e urgência em valorizar as mulheres no audiovisual. Se a gente não conta que as mulheres estão desde a origem do cinema, a gente vai ser apagada de novo. Incentivar as realizadoras promovendo encontros também é importante, pois aproxima e nos faz mais forte como grupo.”

Durante seis dias de programação, do dia 29 de maio a 3 de junho, serão exibidas 20 produções em formatos e gêneros variados escolhidas por uma curadoria composta exclusivamente por mulheres, além de quatro MasterClasses ministradas por profissionais mulheres que são destaque em suas áreas.

D’Assumpção ainda conta que as expectativas para a edição deste ano está em alta “ As Masterclass já estavam lotadas em 2 horas da abertura de inscrição e estamos com uma lista de espera maravilhosa também. Ver narrativas femininas é de extrema importância para a nossa formação.

Eu acredito que vamos ter que dedicar mais edições do Imagem dos Povos às mulheres do setor, pois tem muita mulher incrível para mostrar”.

Ela ainda ressalta a importância do lugar de fala em tempos como esses onde as mulheres estão se unindo cada vez mais para denunciar casos de assédio como aconteceu recentemente em Hollywood com o movimento TIME’S UP “Duas coisas são gritantes no meio uma é o dinheiro e a outra é o assédio. Mas temos exemplos de mulheres líderes no cinema, inclusive aqui no Brasil, que são sempre guia de que a gente pode bater o pé sim. O Time’sUp vem de uma necessidade do setor de combate ao assédio estrutural, quem nunca ouviu falar do ‘teste do sofá’? Na Masterclass pedimos para as profissionais falarem um pouco sobre o assédio e como que cada uma, como diretora, produtora ou roteirista, lida ou toma medidas para evita-lo durante a produção” finaliza.

As aulas são gratuitas, abertas ao público (inscrições encerradas). Nelas, as convidadas irão apresentar o seu processo criativo dentro da sua especialidade. Estão confirmadas a produtora Débora Ivanov, as diretoras Ana Luiza Azevedo e Maria Augusta Ramos e Martha Kiss, responsável pela direção de arte do filme Elena.

“A imagem-símbolo da Mostra esse ano é um rosto formado por traços de  cinco mulheres: Carolina de Jesus; Bárbara de Alencar Pagu, Maria Bonita, Tuira Kayapó. Elas representam mulheres que fizeram história no seu tempo e que são, por isso, inspiração e conteúdo para mulheres que contam histórias. A essas somam milhares de mulheres com histórias fascinantes a serem contadas: cientistas, ativistas, atrizes, engenheiras, cantoras, trabalhadoras, filósofas, médicas, aventureiras, escritoras, poetisas, musicistas, professoras, presidentas… E para que suas vidas exemplares sejam reconhecidas e as mulheres assumam o protagonismo das narrativas estamos fazendo um chamado: Seja como Mulher, Faça História! ” comenta Tâmara Braga, diretora  e curadora da Mostra.

A programação completa, com datas e horários, está disponível em www.imagemdospovos.com.br

                                 

Programação

Programas

Panorama – seleção de produções nacionais e internacionais de 2016 a 2018

Profissionais em Destaque –  seleção das profissionais do MasterClass

Cinemateca – Seleção Alice Guy-Blaché – a primeira cineasta a produzir filmes de ficção na história do cinema



MasterClass

31/05 (quinta-feira): MasterClass Diretora de Documentário Maria Augusta Ramos

01/06 (sexta-feira): MasterClass Produtora Débora Ivanov

02/06 (sábado): MasterClass Diretora de Cinema e Séries Ana Luiza Azevedo

03/06 (domingo): MasterClass Construindo Elena com a Diretora de Arte Martha Kiss



Sessões Comentadas: todas as obras serão apresentadas pela curadoria, diretoras, produtoras, roteiristas e atrizes.



Acessibilidade: as obras possuem legenda descritiva ou LIBRAS ou audiodescrição.



                                     #SejaComoMulherFaçaHistória



Sobre a Mostra

Criada em 2005 é um mostra internacional de conteúdo audiovisual única no Brasil em múltiplas plataformas: cinema, TV e web.

Nesse período exibiu mais de mil produções, realizou 10 Seminários Internacionais e diversos workshops de excelência estabelecendo parcerias com realizadores, festivais e fundos de financiamento e fomento, promovendo o intercâmbio de realizadores mineiros com artistas e produtores de mais de 60 países.

Seu foco é a difusão de conteúdos da diversidade cultural e humana e a estruturação do setor audiovisual em Minas Gerais.

Idealização, realização, direção e curadoria geral é de Tâmara Braga Ribeiro, Maíz d’Assumpção e Adyr Assumpção.



*Serviço*

Data: 29 de maio a 03 de junho de 2018

Local: Cine Sesc Palladium, Av. Augusto de Lima, 420, Centro, Belo Horizonte, MG e na web no  site www.imagemdospovos.com.br

NO COMMENTS

Deixe uma resposta