Importância dos mananciais para a distribuição de água potável

Importância dos mananciais para a distribuição de água potável

0 1939

Dia da água é comemorado hoje em todo o mundo, entenda a importância de preservar as mananciais para o consumo.

Hoje, dia 22 de março, é comemorado o dia Mundial da Água, data criada pela ONU para abordar a conservação e a proteção da água. A data foi criada em 1993, e desde então todos os anos são celebrados com temas da atualidade para conscientizar a população no mundo inteiro sobre a importância da água na vida dos seres vivos.

Mesmo cobrindo cerca de 70% da superfície da terra, e tendo os oceanos responsáveis por 97,2% de toda a água do planeta, uma porcentagem muito pequena de 7,8% é tida como tal para o consumo. Mas são poucas as reservas de água doce hoje preservadas e aptas para serem tratadas e distribuídas para as residências. Infelizmente grande parte dos mananciais, hoje no Brasil, estão comprometidas devido a poluição humana e desenfreada.

O que são mananciais e qual sua importância?

 Toda água que abastece as cidades e chega a nossa residência vem de reservatórios de água doce, superficiais ou subterrâneos. As mananciais são rios, lagos, represas, dentre outros.

Minas Gerais é o Estado com maior número de municípios do Brasil, com 853 e uma população urbana que chega a 16,7 milhões de habitantes segundo a Agência Nacional de Águas. Cerca de 60% do abastecimento do estado é realizado por mananciais superficiais, enquanto 20% são atendidos por mananciais subterrâneos e outros 20% é abastecido simultaneamente pelos dois tipos de mananciais. 71% da água distribuída hoje no estado vêm da COPASA, e parte do saneamento no Norte e Nordeste do Estado é realizado pela COPANOR.

Em Belo Horizonte, 74% do abastecimento vem da manancial da barragem Rio das Velhas, seguido pelo Rio Manso com 12%. Já as Barragens Mutuca, Fechos e Cercadinhos realizam 4% do abastecimento, a barragem Serra Azul tem participação de 3%, as barragens Tabões, Bálsamo e Rola Moça em Ibirité abastece 2%, assim como a Vargem das Flores. As últimas mananciais que abastecem a capital mineira e possuem 1% de participação é a Poços Belo Horizonte e barragens Catarina 1, 2 e 3.

Sistema Integrado Rio das Velhas
Sistema Integrado Rio das Velhas

As mananciais brasileiras não são aptas para o consumo imediato, e precisam passar por um tratamento físico e químico dentro das empresas que abastecem as residências. Além dos vários poluentes nas águas, alguns mananciais sofrem com a poluição de esgotos e resíduos industriais que são despejados, o crescimento das cidades ao redor, por exemplo. Até o final do ano passado, alguns reservatórios, se encontravam em estado de emergência devido a falta de água. Mas o problema recorrente é a grande poluição que se encontra na represa da Vargem das Flores e no Rio das Velhas, além das consequências do rompimento da barragem de Fundão, em Mariana.

Para mais informações sobre o abastecimento de água na região de Belo Horizonte ou em outras cidades, acesse o link.

 

Por Julia Guimarães. 

 

NO COMMENTS

Leave a Reply