Iniciativa propõe adoção de áreas em parques

Iniciativa propõe adoção de áreas em parques

Nesta sexta-feira, 5, comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. Para celebrar a data, que tal adotar uma espaço ambiental, como o coreto do Parque Municipal de Belo Horizonte? O feito será possível graças à campanha “Adote o Verde”, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que tem como objetivo a revitalização e manutenção de áreas verdes públicas da cidade.

A iniciativa, que foi divulgada nesta terça no “Diário Oficial do Município”, possui 43 áreas de parques acessíveis para adoção e funciona por meio de convênios, que basicamente delimitam as responsabilidades do adotante e da Prefeitura: ao adotante cabe manter as áreas verdes bem limpas e cuidadas e à Prefeitura cabe o desenvolvimento do projeto de implantação ou reforma, o pagamento de contas de água e luz, apoio técnico e permissão para colocação de placa no local adotado.

O Jornal Contramão foi às ruas para saber a opinião dos belo-horizontinos a respeito da iniciativa. O estudante Luiz Guilherme, 19, disse que não adotaria um espaço em área verde. “Acho o projeto uma boa, mas no momento não assumiria a responsabilidade”, relatou Luiz. Já Eduardo Amaral, 19, faturista, participaria da ação. “A iniciativa é bacana, eu adotaria uma árvore. Se as pessoas se interessassem, ajudaria muito na manutenção das áreas verdes”, afirmou o entrevistado.

Para participar:

Basta procurar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (3277-5032), a Administração Regional à qual pertence a área pretendida (Praça ou Canteiro Central) e a Fundação de Parques Municipais (FPM) para adoção de Parques, ou pelo e-mail: adoteoverde@pbh.gov.br.

Acesse a lista completa dos parques que podem ser adotados neste link.

Texto e Foto: Victor Barboza

NO COMMENTS

Leave a Reply