Jovens estão no foco da campanha de combate à Aids

Jovens estão no foco da campanha de combate à Aids

Primeiro de Dezembro é lembrado como o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) apontam que, em Minas Gerais, até novembro de 2011, são 30.889 casos notificados.

dsc_0303Os índices de casos da Aids entre jovens de 15 a 24 anos têm crescido nos últimos anos. Atento a estas incidências, o Ministério da Saúde lançou, nesta quinta,  a campanha do Dia Mundial de Combate à Aids, com o foco de suas ações no público jovem e gay. O slogan é “A Aids não tem preconceito. Previna-se“. A campanha será estendida até o carnaval, em fevereiro.

O vereador Tarcísio Caixeta (PT), ressalta que “é preciso disseminar a conscientização quanto a prevenção da Aids. Campanhas como esta promovidas pelo Ministério da Saúde contribuem efetivamente para a informatização da população”, afirma Caixeta.

No Brasil, o total de pessoas portadoras de HIV chega a 600 mil desde o início da epidemia, há 32 anos. De acordo com a secretaria de Saúde, em 2010, 3.238 novos casos foram registrados em grupos de jovens, ma faixa etária entre 15 e 24 anos. A campanha  será veiculada também nas redes sociais, buscando atingir principalmente os jovens, público alvo da ação.

Em entrevista, a coordenadora de Políticas de Diversidade Sexual da Secretaria de Desenvolvimento Social de Minas (Sedese), Walkiria La Roche, afirma ter se surpreendido com o aumento dos casos na população gay e jovem. “Existem diversas instituições atuantes, levando informações ao segmento LGBT (Lésbicas, Gays,Bissexuais e Transgêneros). Nosso trabalho é feito diretamente em casas noturnas, saunas e pontos de encontro. Não esperava por isso”.

Campanha local

No último sábado (26), a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) realizou um evento na Praça da Liberdade para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, com o tema  “Camisinha: use essa idéia”.

As atividades propostas buscavam conscientizar a população para a prevenção da doença. Além de oficinas de sexo seguro, distribuição de camisinhas e material educativo, atrações musicais também marcaram presença e animaram o evento.


Texto: Marina Costa

Foto: Marina Costa

1 COMMENT

  1. Muito boa a matéria, você esta no caminho certo. Continue assim que você vai muito longe.

Leave a Reply