Livreiros destacam a presença dos livros infantis no setor

Livreiros destacam a presença dos livros infantis no setor

Na semana em que se comemora o Dia do Livro, as livrarias destacam a força da literatura infantil para o setor. O gerente da Livraria Status, Gustavo Batista, 31, acredita que a população, hoje, investe mais em cultura. “O reflexo disso [investimento] está no aumento nas vendas em livros infantis que são fundamentais para atrair novos leitores, desde cedo”, afirma. O livreiro, Bernardo Marcedo, 23, da Livraria Mineriana, avalia o crescimento das vendas dos livros, apesar de não ter dados numéricos, mas enfatiza que a internet é um concorrente forte. “As vendas caíram muito nesse semestre devido à facilidade da internet”.

No entanto, nem todos os livreiros acreditam nesse aumento de vendas, é o caso do Betinho da Livraria Scriptum que aponta um fator importante desse setor, a presença dos governos. “Dos 17 anos que trabalho com vendas e edições de livros, o setor infantil obteve um aumento substancial. O que o corre é que quem mais compra livros no país é o governo, investindo mais nesse setor, distribuindo para escolas e bibliotecas”, explica. “Esses dados de vendagem são difíceis de apurar, pois o governo compra direto das editoras a onde o preço lhe é favorável”, informa.

A Jornalista, Marina Moura, trocando um livro por uma rosa

Ontem, 23, Dia Internacional do Livro e do Direito de Autor, a Praça da Liberdade recebeu a 14ª edição do “São Jorge de Livros e Rosas” evento idealizado pelo programa “Sempre um papo” em parceria com o Circuito Cultural Praça da Liberdade. No evento, as 200 primeiras pessoas que doaram livros receberam rosas, ação inspirada em uma tradição da região da Catalunha (Espanha). O dia 23 de abril marca os falecimentos de dois representantes das literatura mundial, o espanhol Miguel de Cervantes (1616) e do inglês William Shakespeare (1616).

 

 

Texto e Foto: Bruno Coelho

NO COMMENTS

Leave a Reply