Livros clássicos, ainda, fazem parte da procura das crianças

Livros clássicos, ainda, fazem parte da procura das crianças

0 2145

A Biblioteca Infanto-juvenil (Biju), da Luiz de Bessa abriga um grande acervo de livros infantis. E os livros considerados clássicos, como O pequeno príncipe e as obras de Monteiro Lobato não foram abandonados pelas crianças de hoje.

A coordenadora do setor infanto-juvenil Vanessa Mendes, conta que livros do Monteiro Lobato saem muito e que a Biju tem um trabalho de incentivo à leitura em torno da obra do autor, já que ele é considerado o pai da literatura infantil no Brasil. “Ele inspirou e continua inspirando autores. No mês de abril, por exemplo, nós temos o dia nacional do livro infantil e normalmente fazemos uma homenagem ao Monteiro Lobato”, declara.

A coordenadora Vanessa Mendes.

Outros livros, também, fazem parte da procura do público. “As crianças gostam muito de livros do Harry Potter, principalmente, e livros da Ruth Rocha, Ana Maria Machado, Ziraldo”, destaca.  Para a coordenadora é complicado dizer aquele que sai mais. “É muito relativo”, completa.

Alguns livros emprestados pela Biju são devolvidos em péssimo estado ou não são devolvidos. “Existe uma política da biblioteca de exigir do leitor uma reposição desse material, quando ele volta danificado. Há muitos casos de livros que vão e não voltam e a gente tem que novamente inseri-lo em nossas listas de compra para que o acervo não fique desfalcado”, explica Vanessa Mendes.

O acervo do setor infantil da biblioteca Luiz de Bessa está voltado para crianças, desde as mais novas até jovens de 14, 15 anos, mas a faixa etária de frequentadores é bem variada. “Definir uma faixa etária é complicado, mesmo porque um bom livro infantil agrada também o público adulto”, esclarece.

Os livros mais antigos ficam em um setor especial da Biblioteca. “Existe um setor aqui que reuni obras da literatura infanto-juvenil mais histórica, que retrata a história da literatura infantil”, explica Mendes. “É ali que a gente encontra livros bem antigos, por exemplo, A bonequinha preta 1° edição e livros de Monteiro Lobato primeiras edições”, conclui a coordenadora do setor.

A bonequinha preta.

 Harry Potter

Série de livros, que retrata o mundo dos bruxos, Harry Potter, fez e continua fazendo grande sucesso junto à garotada. “A biblioteca infantil realiza uma atividade, é uma roda de leitura em torno da obra de Harry Potter”, conta Vanessa Mendes. A obra completa reúne sete livros e três encontros para a roda de leitura já ocorreram. “A gente percebe que isto é um atrativo para que eles possam frequentar a biblioteca e possam a partir dai conhecer outras obras interessantes que temos aqui no acervo”, finaliza a coordenadora.

E, no final de semana a Biblioteca terá programação especial:

19 de maio – 10h – Hora do conto e da Leitura especial “Minas de histórias e outros silêncios”

Espetáculo de contos, poemas e citações de autores mineiros.

Com a atriz e contadora de histórias Beatriz Myrrha, acompanhada pelo músico Lucas Telles.

Local: Teatro José Aparecido de Oliveira (Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa)

 

Confira a galeria com imagens da Brinquedoteca e espaços dedicados a leitura na Biju:

Por: Bárbara de Andrade

Foto: Bárbara de Andrade

NO COMMENTS

Leave a Reply