Manifestação contra a Terceirização do Trabalho

Manifestação contra a Terceirização do Trabalho

No Dia Nacional de Paralização, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), juntamente com outras organizações, se reuniram, hoje, na Praça Afonso Arinos, para protestarem contra o Projeto de Lei 4.330/2004, que permite a ampliação da terceirização do trabalho no país. O Plenário da Câmara iniciou, nesta quarta-feira (15), às 14h, para continuar a votação do projeto.

Os argumentos do CTB, conforme publicado no Jornal da empresa, se baseiam nos prejuízos que a sociedade pode ter com a aprovação do projeto. Segundo os manifestantes, o Projeto causará: redução dos direitos trabalhistas; diminuição da segurança no trabalho; associações com práticas discriminatórias; sobrecarga do Sistema único de Saúde (SUS) e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); diminuição da arrecadação fiscal; reduções e prejuízos na arrecadação previdenciária e tributária.

Para a manifestante, Maria Rita, 52, da FETAEMG (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais), o protesto revela a unidade dos trabalhadores em uma mesma causa. “Precisamos transformar as nossas bandeiras nesse momento em uma bandeira de luta. A unidade entre os trabalhadores é para dar uma resposta para os congressistas descomprometidos, não só com os trabalhadores, mas com o desenvolvimento dos estados e dos municípios. O retrocesso dos direitos dos trabalhadores é um retrocesso na economia brasileira também, e infelizmente a maioria no congresso nacional, não entendeu a importância dos direitos dos trabalhadores para o desenvolvimento do nosso país”, declarou a manifestante.

Texto: Ítalo Lopes e Victor Barboza

Imagens: Victor Barboza

 

NO COMMENTS

Leave a Reply