Manifestação pedindo justiça para a Praça da Liberdade

Manifestação pedindo justiça para a Praça da Liberdade

O trânsito ficou complicado esta tarde para quem trafegava na Av. Gonçalves Dias sentido Praça da Liberdade devido a uma manifestação que acontecia no local. Duas famílias que foram desapropriadas de suas posses há 69 anos reivindicavam indenização por essa desapropriação. Filhos, netos, bisnetos, sobrinhos, amigos e conhecidos das famílias Abreu e Hilário, gritavam “queremos justiça”, e “cadê nosso dinheiro?” em frente ao prédio do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

“Esse movimento é dos descendentes das duas famílias fundadoras da região que hoje é o Parque Industrial em Contagem- RMBH. Eles foram desapropriados de suas terras, por volta de 1943 pelo governo da época. Já aconteceram diversas audiências com o governo, mas eles enrolam e não resolvem nada, por isso estamos aqui para reivindicar que o processo seja resolvido”, conta Carlos Ferreira da Costa, professor e amigo da família Hilário. Ainda de acordo com Costa, já foi ganho na justiça a indenização, em ultima instância, mas o pagamento ainda não aconteceu.

Um dos manifestantes era Senhor Leontino Luiz Hilário que, mesmo sendo cego, veio acompanhar a luta da família por justiça. Ele é bisneto de Luiz Hilário que por sua vez era dono da fazenda Peroba, na região do Industrial em Contagem. Ele conta que o governo desapropriou as famílias principalmente para instalar as fabricas na região e com a desapropriação sua família ficou desabrigada e muitos foram morar em favelas, “o governo tem dinheiro aos montes pra todas essas falcatruas que a gente vê aí, mas não têm para pagar os pobres, que estão precisando, como eu. Meus filhos sempre me perguntam: e ai pai? O dinheiro da indenização sai ou não sai?”, desabafa emocionado.

No vídeo entrevista com Leontino Hilário contando toda a história.


A Bhtrans e Polícia Militar estiveram no local para acompanhar a manifestação que aconteceu de forma pacifica.

Click na foto e acesse a galeria: antiga fazenda e manifestação

23

Por: Danielle Pinheiro

6 COMMENTS

  1. Gostaria primeiramente de agradecer a cobertura da manifestação por parte da equipe do Jornal da UNA. É de extrema importância que a sociedade tome conhecimento dos absurdos que acontecem em nosso Estado. Sou uma das herdeiras e não vou me cansar de lutar por meus direitos. Afinal, direito é direito.
    Isso é uma vergonha! Acho que o não só o Estado de Minas Gerais e o Brasil deveria se envergonhar da situação deste processo. 70 anos é muito tempo.
    Mas não vamos desistir! Iremos onde for necessário em busca de justiça e acima de tudo em busca de respeito.

  2. Realmente e uma falta de respeito enorme com nos herdeiros,principalmente com os idosos que esperam receber essa herança a anos,muitos ja falesceram sem desfrutar desse dinheiro! fico indignada com tudo isso porque essas terras foram adquiridas com muito trabalho e dignidade,e simplismente vem o governo e tira tudo? não podemos aceitar isso!!!!

  3. Pega ladrão! No Congresso!
    Pega ladrão! No Senado!
    Pega lá na Câmara dos Deputados!
    Pega ladrão! No Palanque!
    Pega ladrão! No Tribunal!
    É por causa desses caras
    Que tem gente com fome
    Que tem gente matando

    E você que é um simples mortal
    Levando uma vidinha legal
    Alguém já te pediu 1 real?
    Alguém já te assaltou no sinal?
    Você acha que as coisas vão mal?
    Ou você tá satisfeito?
    Você acha que isso é tudo normal?
    Você acha que o país não tem jeito?
    Aqui não tem terremoto
    Aqui não tem vulcão
    Aqui tem tempo bom
    Aqui tem muito chão
    Aqui tem gente boa
    Aqui tem gente honesta
    Mas no poder é que tem gente que não presta

  4. Em memoria de Edson de Abreu. como dizia meu pai: EU FUI ROUBADO! Isso ele disse a um jornal em 1996. Vencido pelos males da idade e da vida miserável que levol.Milionario sem um tostão no bolso como o chamou o repórter na epoca. morreu sem o direito a justiça que garantia a constituição. Como ele muitos se foram. Até quando essa putaria vai continuar? so queremos nossos direitos. quantas posses tem as famílias donas das empresas nacionais e multinacionais que receberam nossas terras de presente do estado? O que restou para nós? apenas vergonha.

  5. papai sempre contou esta historia pra nos com mt lagrima nos olhos e dor no peito , posto pra fora de casa com seus pais na epoca com tanta desumanidade , até hoje não foram idenizados meu DEUS que brasil é este que estamos com tanta desrespeito ao ser humano.Força pai SR.leontino , desanima não um dia tudo isso acaba , e pagaram que é devido.Te amo pai

Leave a Reply