Marcha da Maconha espera reunir 5 mil neste sábado em Belo Horizonte

Marcha da Maconha espera reunir 5 mil neste sábado em Belo Horizonte

Neste sábado, 11, acontece em Belo Horizonte a Marcha da Maconha com mais de 3,6 mil pessoas confirmando presença através do evento criado no Facebook, até agora. A manifestação acontece uma vez por ano em todo país simultaneamente a Global Marijuana March. Na mesma data Cuiabá, Rio de Janeiro e Teresinha também farão suas marchas e até julho várias outras cidades brasileiras sediarão a movimento.

A manifestação terá início às 13 horas na Praça da Estação, onde os manifestantes vão se concentrar. De lá seguem, às 16h20, pela Avenida Amazonas, passando pela Praça Sete. Da praça partem para a Avenida Afonso Pena e seguem pela Rua da Bahia até a Praça da Liberdade. A praça da Estação também vai receber o Fora Renan (outro evento, parte do Enxurrada BH, que sairá da praça Sete) entre 14 e 15 horas.

Essa é a sexta edição da Marcha da Maconha na capital mineira. Elas tem acontecido desde 2008. Este ano a expectativa é superar a marca de cinco mil presentes, público maior que o presente em 2012.

A Carta de Princípio do Coletivo Marcha da Maconha Brasil explica que o movimento não faz apologia ou incentiva o uso de qualquer droga, incluindo a Cannabis. Segundo o documento o objetivo é fazer frente “a política proibicionista radical hoje vigente no Brasil e na esmagadora maioria dos países do mundo [que] é um completo fracasso e que cobra um alto preço em vidas humanas e recursos públicos desperdiçados.”. Ainda segundo a carta, o coletivo “não tem posição sobre a legalização de qualquer outra substância além da Cannabis, a favor ou contra. O nosso objetivo limita-se a promover o debate sobre a planta em questão e demonstrar para a sociedade brasileira a inadequação de sua proibição.”.

O grupo também mantém um site e fórum para discutir questões relacionadas a legalização da Cannabis, o marchadamaconha.org. O coletivo ainda faz uma ressalva: “para atingir os seus objetivos, a Marcha da Maconha Brasil atuará estritamente dentro da Constituição e das Leis. Não abrimos mão da Liberdade de Expressão, mas também não promovemos a desobediência a nenhuma lei.”.

 

Por Alex Bessas

Imagem de divulgação

NO COMMENTS

Leave a Reply