Por Davi Gomes

A quinta etapa do circuito mundial de Fórmula 1 aconteceu entre os dias 5 e 7 de maio em Miami, nos Estados Unidos, e o atual campeão Max Verstappen não teve dificuldades para vencer sua terceira corrida no ano. A nova pista do Autódromo Internacional de Miami, inaugurada no ano passado, possui um traçado pouco usual dentre as demais pistas do campeonato por ter grandes retas e curvas que deixam os pilotos no limite de bater no muro e nas barreiras de proteção, o que dificulta o trabalho deles, mesmo assim a corrida em si não teve grandes momentos que trouxesse um maior entusiasmo do público que compareceu para ver a corrida. 

Além da disputa dos pilotos, um dos momentos de mais destaque era quando a transmissão buscava grandes nomes das mais diversas áreas do entretenimento que foram prestigiar o espetáculo. Atores como Tom Cruise, Vin Diesel, a cantora Shakira e os tenistas Roger Federer e Serena Williams foram alguns dos famosos captados pelas câmeras e que levaram a plateia ao delírio quando apareciam nos telões.

 

Foto/Divulgação: Formula One Management

 

No sábado para as sessões de classificação, o inglês Lando Norris da McLaren, um dos mais cotados a ser um futuro campeão, novamente teve problemas para guiar seu carro e largou apenas em décimo sexto. O sete vezes campeão Lewis Hamilton da Mercedes foi outro que não teve um bom desempenho na qualificação e começou a corrida apenas em décimo terceiro. Na parte da frente do pelotão, o mexicano Sérgio Perez fez o melhor tempo e largou em primeiro, e contou com o erro de Charles Leclerc da Ferrari que bateu no muro e interrompeu a sessão, o que impossibilitou os demais corredores a melhorarem seus tempos. Quem se deu mal foi Verstappen, piloto da Red Bull e companheiro de Perez. Ele estava fazendo sua volta e teria chances de superar seu colega, porém com o acidente do piloto da Ferrari, o holandês teve que abortar sua volta e não conseguiu concluir a tempo, resultado, largou em nono e teria que ultrapassar mais carros que gostaria para vencer a corrida.

No dia seguinte a corrida começou sem grandes problemas, a Red Bull escolheu diferentes estratégias para seus pilotos. Enquanto Perez, em primeiro, largou com pneus médios, um composto que não desgasta muito mas que não é o mais rápido, Verstappen em nono começou com pneus duros, um que dura bem mais porém não tão rápido. 

 

Foto/Divulgação: Formula One Management

Aliado a sua habilidade no volante com o que é sem dúvidas o melhor carro do grid, Verstappen passou de seus adversários com certa facilidade, mesmo com um composto de pneus “mais lentos” comparado a seus adversário até certa altura da corrida, já que por regulamento todos os pilotos devem fazer uma parada nos boxes e trocar os tipos de pneus por outros. Então, assim que fez sua parada e trocou o jogo de pneus por outros mais rápidos que os de seus rivais, Max não deu nenhuma chance aos demais concorrentes e venceu mais uma corrida no ano. Perez foi o segundo também sem grandes sustos já que disputou apenas a primeira posição quando foi superado por seu companheiro. O bicampeão Fernando Alonso fechou o pódio em terceiro demonstrando mais uma vez a regularidade no ano, sendo ele junto de Verstappen os únicos a terminarem todas as corridas até então em pelo menos quarto. Outros destaques positivos foram os dois pilotos da Mercedes, George Russell saiu de sexto para quarto e Hamilton pulou da décima terceira posição para sexto. Além de vencer a corrida, Verstappen também foi quem fez a volta mais rápida e levou o ponto de bonificação.

 

Foto/Divulgação: Formula One Management

A Red Bull domina o campeonato até aqui com seus dois pilotos sendo os primeiros na tabela. Verstappen é o primeiro com 119 pontos, seguido de Perez com 105. Alonso vem logo atrás com 75 e Hamilton é o quarto com 56.

A próxima parada do campeonato será em ímola na Itália para a sexta corrida do ano e será disputada entre os dias 19 e 21 de maio.

SIMILAR ARTICLES

NO COMMENTS

Leave a Reply