MM Gerdau realiza série de atividades no mês da consciência negra

MM Gerdau realiza série de atividades no mês da consciência negra

Foto: Divulgação

“As Áfricas nas Minas – ações educativas” propoem uma reflexão pelo Dia da Consciência Negra no Museu das Minas e do Metal.  Durante todo o mês de novembro, atrações artísticas, com dinâmicas em grupo, produção de roteiros e intervenções ficarão disponíveis no espaço. Temas como as cosmogonias africanas, contos e lendas a partir da contação de historias e de outros recursos lúdicos serão abordados. De acordo com a coordenadora do Educativo do MM Gerdau, Sueli Monteiro, o mês de novembro é importante para promover a visibilidade dos indivíduos e as suas respectivas manifestações e construções socioculturais. “Fazê-lo, em relação às culturas dos povos negros, é exercício de afirmação e valorização”, esclarece.

Oficinas de Máscaras

Para a professora de Teatro de Animação na Escola de Comunicações e Artes da USP, Ana Maria Amaral, as máscaras são compreendidas como algo que protege quem as carrega. “A máscara não serve só para esconder o rosto de quem a usa; ela o transforma em outro alguém diferente que pode ser um espírito ancestral, um ser do outro mundo”, explica a professora no livro “Teatro de Formas Animadas”. Segundo Suely Monteiro, o objetivo da oficina é trabalhar a cultura africana em diálogo com a atração Adornos do Corpo. “Acreditamos que as atividades ofertadas podem provocar reflexões, experiências e diálogos em relação ao tema, além da troca de vivências e saberes”, afirma.

História

O Dia da Consciência Negra tem como objetivo uma reflexão sobre a introdução dos negros na sociedade brasileira, e foi escolhido como uma homenagem a Zumbi dos Palmares, data na qual morreu, lutando pela liberdade do seu povo no Brasil, em 1695. O líder do Quilombo dos Palmares, foi um personagem que dedicou a sua vida lutando contra a escravatura no período do Brasil Colonial.

Em 2011, a presidente Dilma Rousseff sancionou a lei 12.519/2011, que criou a data, mas que não obriga que ela seja feriado. Isso significa que ser feriado ou não vai variar de cidade para cidade. Atualmente é feriado em mais de 800 cidades brasileiras.

Por Raphael Duarte

SIMILAR ARTICLES

NO COMMENTS

Deixe uma resposta