MMA: conheça a rotina de um lutador

MMA: conheça a rotina de um lutador

0 3282

Nesta quarta, 20, A Praça da Estação será palco de um treinamento público dos lutadores de MMA que vão participar do UFC 147 que reunirá lutadores de diferentes partes do mundo. Mais como é a rotina destes lutadores? Como é o dia-a-dia de quem pratica este esporte?

O Lutador Claudio Junio Costa, 30, das equipes Cicero Team e Guilhotina Team, esclarece que rotina de treinos é intensa. “Diariamente, acordo cedo, por volta das 5h, para correr e fazer um trabalho físico livre. Exploro mais os trabalhos aeróbicos como natação. No fim da tarde, aproveito para lapidar a técnica dando aulas de Jiu Jitsu e Muay-thai”, explica.

O Lutador Claudio Junio Costa

Em períodos de competição oficial, o treinamento do lutador é focado nas atividades aeróbicas e dietas para se enquadrar à categoria meio-pesado (93kg). “Na noite anterior à pesagem, ainda tenho que perder pelo menos uns 3 quilos. Faço isso com desidratação em sauna [com assistência do treinador] ou me enrolando em papel plástico PVC e me agasalhando. No dia da pesagem, ainda perco pelo menos 1 quilo durante uma breve soneca antes da pesagem oficial”, explica.

Violência ou arte marcial

O Mixed Martial Arts (MMA), conhecido popularmente como “Vale Tudo” ou luta livre por englobar vários estilos de luta, é um esporte que tem ganhado prestígio e visibilidade nacional. Porém, a intensidade das lutas faz com que o MMA seja confundido com uma forma de violência. “Nenhuma arte marcial é violência, é só esporte”, defende o mestre em Box e Muay-thai Akio Matsuura. “O pessoal vem [para as academias] à procura de saúde física e mental. Em nenhum momento, nós estimulamos a violência”, esclarece.

Mestre Akio Matsuura

Nas ruas, as opiniões se dividem. “Já lutei antes, hoje, eu não tenho mais coragem é um esporte bruto”, declara comenta o jovem aprendiz Christopher Almeida. “Considero como uma forma de extravasar. Todo esporte é um meio de liberar algum tipo de energia dentro da gente” declara a auxiliar de almoxarifado Claudiane Matos.

Por João Vitor Fernandes, Heberth Zschaber e Rute de Santa

Foto: Heberth Zschaber e Divulgação UFC

NO COMMENTS

Leave a Reply