Mostra de ciência, tecnologia e inovação em BH!

Mostra de ciência, tecnologia e inovação em BH!

0 1051
08_08_2016_15_41_09
Entrada do Inova Minas. Foto: Amanda Eduarda

Belo Horizonte recebe a partir desta sexta-feira, 5, o Inova Minas Fapemig, uma mostra de tecnologia, ciência e inovação, que reúne vários pesquisadores de Minas, com projetos que visam melhorar os problemas da sociedade. O evento vai até 07 de agosto, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte.

A Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), junto com o Governo de Minas e a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior (SECTES), criaram o Inova Minas plataforma social que reúne cerca 70 projetos que visam solucionar problemas do dia-a-dia do cidadão. O objetivo do evento é envolver a sociedade nos projetos de universidades, centros de pesquisa e empresas, mostrando o esforço para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação.

08_08_2016_15_47_09 (1)
Inova Minas Foto: Amanda Eduarda

Entre os projetos destacamos o Projeto Polímeros para Inclusão Social – Própolis que tem como o objetivo reciclar resíduos eletroeletrônicos, principalmente, a carcaça de computadores e impressoras. Segundo a responsável pela unidade recicladora de polímetros e pelo licenciamento ambiental da fábrica, a engenheira ambiental e sanitária Ana Carolina explica que o Própolis tem vários produtos, mas que o carro chefe do projeto é o aquecedor solar polimérico. “Ele está em fase de protótipo. Ele é um coletor mais leve e de custo menor quando comparado com aquele coletor convencional.”, explica.

08_08_2016_15_49_23
Ana Carolina no stand do PROPOLIS. Foto: Amanda Eduarda

O projeto envolve instituições como o Centro Universitário UNA, UNIBH, UFMG e a ONG Ramacrisna, onde também funciona a fábrica do projeto. Entre os financiadores e apoiadores estão a CEMIG e FAPEMIG.

Texto: Amanda Eduarda

NO COMMENTS

Leave a Reply