Mostra de Cinema chega à BH

Mostra de Cinema chega à BH

As exibições dos filmes da 2ª Mostra de Cinema Espanhol e Latino-americano de Belo Horizonte- Latino 2012 começaram hoje no Cine Usiminas Belas Artes. Serão exibidos mais de 100 sessões de filmes latinos com legendas em português, a maioria deles inéditos em BH. Devido o parentesco cultural entre os latinos e os espanhóis, ambas as cinematografias são representadas na mostra, que apresenta ainda exposição, um concurso cultural de crítica cinematográfica e agenda de palestras.

Alguns dos temas do evento são Terror pop, Realismo no cinema espanhol dos anos 50, Novos autores, Cinema em construção, além de homenagens à Calpurnio e Ana Katz. No domingo as sessões de 16h e 19h45 exibirão filmes de animação sobre a personagem de quadrinhos Cuttlas, do desenhista espanhol Calpurnio. Já no dia 28, em sessões de 19h45, 21h e 21h30, será exibida a obra da argentina Ana Katz (formada na Universidad del Cine, realizou vários curtas como Ojala corriera viento. Estudou atuação nas escolas de Julio Chávez e Elena Tritek, além de escrever e dirigir obras teatrais).

Um dos destaques do festival é o documentário Como se a vida fosse música, que faz uma homenagem a Murilo Antunes. A produção conta a história do poeta e compositor mineiro por meio de música e depoimentos, o documentário será exibido no dia 27, às 21h30. A exposição O realismo espanhol também terá seu lugar na mostra, são dez fotografias de cenas marcantes de filmes produzidos em diferentes momentos da história. Outra atração do evento é o concurso de Crítica de Cinema Latino 2012, as três melhores críticas ganharão bolsa de estudo para um curso de espanhol.

Programação completa.

O endereço do Usiminas Belas Artes  é rua Gonçalves Dias, 1.581, Lourdes. A entrada é franca, porém com vagas limitadas. A distribuição de ingressos será feita 30 minutos antes de cada sessão.

Por Ana Carolina Nazareno e Rafaela Acar

Foto: filme Abraços Partidos de Pedro Almodóvar

NO COMMENTS

Leave a Reply