MST realiza 1º Festival Nacional de Arte e Cultura da Reforma Agrária...

MST realiza 1º Festival Nacional de Arte e Cultura da Reforma Agrária em BH!

0 1815

O Movimento de Trabalhadores Sem Terras (MST) realiza o 1º Festival Nacional de Arte e Cultura da Reforma Agrária, na capital mineira. O ato político cultural que começou ontem, 20, ocorre na praça da Estação, trazendo atrações musicais e na Serraria Souza Pinto, com mais de 160 toneladas de produtos artesanais. O festival vai até sábado, 24, e é gratuito.

O festival terá shows, feira gastronômica e literária, mostra de cinema da terra e seminários. Entre essas atrações terá o II Festival de Musica “Da luta brotam vozes de Liberdade” e a I Mostra de Poesia com o tema “Versando a Luta”. O evento tem convidados que celebram o encontro da cidade e do campo, como, Aline Calixto, Xangai e Pereira da Viola. No total serão 60 músicas e 40 poesias interpretadas nos cinco dias, sendo que 20 canções irão compor a gravação de um CD e um DVD e 20 poesias farão parte de um livro. Até o final das inscrições, em 30 de junho, foram registrados 105 canções e 195 poemas.  

27824088494_aea049d6c1_b
Foto: MST/Divulgação 1º Festival Nacional de Arte e Cultura da Reforma Agrária

Segundo Maria Raimunda César, da Frente de Educação, Cultura e Formação do MST, o evento trás a luta e a resistência de trabalhadores de todo o país.  “O festival representa o legado Sem Terra na construção da consciência humana e da libertação da classe trabalhadora, onde a produção de alimentos das áreas de assentamentos de todo o país se mistura com música, poesia, arte, pintura e artesanato. Ele também é um processo de luta e resistência que expressa nas palavras rebeldes de homens e mulheres as mazelas sociais, o atraso da política agrícola, a disputa do modelo de agricultura e o anseio por uma nova sociedade”, explica.

A praça da Estação fica localizada na Av dos Andradas, Centro e a Serraria Souza Pinto fica situada na Av. Assis Chateaubriand, 890, também no Centro de Belo Horizonte.

Texto: Amanda Eduarda

NO COMMENTS

Leave a Reply