Mudança de trânsito afeta cotidiano

Mudança de trânsito afeta cotidiano

Funcionários da BHTrans, PMMG, Guarda Municipal e Unidade Integrada de Trânsito monitoram o trânsito na região. Veja o que mudou e o impacto da mudança.

A Rua dos Tupis recentemente passou por transformações, e a principal delas foi a mudança de sentido no trânsito, que faz parte do projeto da prefeitura chamado Operação Trânsito Melhor – Mobicentro. Atualmente, a Tupis é mão única e opera no sentido contrário.

A princípio, pode parecer que essa mudança afeta somente quem passa de carro por ali e que é apenas um detalhe no cotidiano do centro da capital mineira. Mas esse novo detalhe consegue ter um impacto maior na mobilidade local e altera a rotina de quem mora na rua nas proximidades e de comerciantes locais.

Tupis

Comerciantes e moradores da rua Tupis ameaçaram entrar na justiça contra a prefeitura. As obras se arrastaram além do previsto, prejudicaram o trânsito e as vendas das lojas locais tiveram quedas; tanto os empreendedores como os moradores reclamaram que a obra se tornou um tormento.

Aldair Stevam, 48, que trabalha há 23 anos na garagem São José, que fica na esquina com a rua Espírito Santo, comenta sobre a mudança: “a princípio, foi muito boa a obra porque tirou parte do trânsito da Afonso Pena, mas por outro lado, para retornar, agora tem que andar mais e dar a volta pela rua da Bahia. Gasta mais combustível e gasta mais tempo para fazer esse percurso”.

Parte da história da Rua Tupis, a Garagem São José foi inaugurada em 1966 e permanece na rua Tupis até o momento. A garagem recebeu vários tipos de pessoas e até hoje é um lugar onde vivenciam-se grandes histórias. A garagem São José ganhou esse nome devido a Igreja que fica do outro lado da rua.

Inversão de sentidos - Rua Tupis (Belo Horizonte)
Foto: Raphael Duarte

De 1966 até hoje, várias gerações passaram por ali, como lembra o manobrista Aldair Stevam, 48, que trabalha no local há 23 anos: “Eu vi eles [filhos de antigos clientes] vindo aqui quando eram pequenos e agora eles vêm aqui buscar o carro dos pais deles”.

Em contraponto às queixas com relação às obras e à mudança de transito, a garagem se beneficiou com as modificações. O trecho da Espírito Santo que agora é de duplo sentido atraiu mais clientes, pois aumentou o número de carros que passam por ali.

A rua Tupis traz com ela muitas historias, e vários personagens com o tempo foram surgindo. A história da Garagem São José, a mudança no sentido do trânsito e o personagem Aldair fazem parte de um contexto cuja grande protagonista é a rua.

Por Naiara Gomes, Fabiano Bueno e Vinícius Martins

NO COMMENTS

Leave a Reply