Música coral: há 20 anos na praça

Música coral: há 20 anos na praça

A ameaça de chuva não atrapalhou a presença do público durante a apresentação de música coral na noite de ontem, quinta-feira, na praça da Liberdade. O evento é o terceiro dos seis apresentados anualmente no programa Quatro Cantos Coral na Praça, do BDMG Cultural. Apesar da previsão do tempo indicar chuva e de finas gotas d’água causarem certa agitação em momentos anteriores às apresentações, todas as cadeiras dispostas em frente o coreto estavam ocupadas. A apresentadora arriscou usar humor contra a ameaça: “Se a chuva nos permitir…”. Até que, ao começarem as apresentações, a chuva se intimidou e pouco afetou na realização do evento.

Criado em 1993, o Quatro Cantos Coral na Praça é “uma oportunidade de expandir a música coral”, avalia o coralista Madson José da Silva, que se apresentou com o Coral Tom Maior, da cidade de Mariana. O nome do grupo é uma brincadeira com sua história: ele foi criado para que os membros do conjunto infantil Allegretto pudessem continuar a integrar grupos de música coral em que suas vozes, não mais infantis, se adequassem. Fundado há 6 anos, podem participar jovens de até 21 anos, Madson José tem 24. “A gente fica mais um pouquinho, é difícil sair”, reclama.

Além do Coral Tom Maior se apresentaram: a Associação Artística Coral, da cidade de Almenara; o Coral Musicanto, de Contagem; e o Coral BDMG, de Belo Horizonte.

Lêda Santana, coordenadora do projeto Raio de Luz, também do BDMG Cultural, explica que as apresentações acontecem na primeira quinta-feira de cada mês, entre abril e setembro, na praça da Liberdade, somando seis eventos por ano. “São quatro corais, sendo três convidados de diferentes regiões mais o Coral BDMG, de Belo Horizonte. Por isso o nome ‘Quatro Cantos Coral na Praça’”. Santana conta que o banco oferece um curso de preparação vocal – intitulado Grupo Vocal – para que seus funcionários possam integrar o coral, que também conta com a participação de coralistas convidados. Ela observa que a maioria dos que se apresentaram na noite são aposentados.

O público é variado, vai de crianças a idosos. Atraído pela movimentação, o ciclista Gustavo Pucci, 25, que treina diariamente na região acompanha a última apresentação. Ainda em cima da bicicleta, ele tira os fones do ouvido e toma fôlego enquanto assiste ao Coral BDMG. Madson José sintetiza: “O encontro é a oportunidade de brindar a boa música com o canto coral”.

Inauguração do coreto

Lêda Santana informa que, no dia 23 de junho, o coreto da praça da Liberdade será inaugurado. Entre as apresentações que irão marcar a comemoração, está programada a participação do Coral Raio de Luz – que faz parte do programa de responsabilidade social do BDMG Cultural, com objetivo de promover arte e cultura para crianças e adolescentes.

O coreto está interditado desde novembro do ano passado, por problemas estruturais no forro do teto. As obras para restauração do monumento foram iniciadas em fevereiro deste ano, com previsão de inauguração para maio.

Por Alex Bessas e Igor Luan

Foto por Bárbara Barros

NO COMMENTS

Leave a Reply