Por Ludmila Merçon

A criatividade pode ser encarada como um processo de produção de um evento incomum que exige mudança e desenvolvimento, manipulação de símbolos ou objetos. A partir desse breve conceito, vamos agora projetar a nossa mente, fechando os olhos por alguns instantes e respirando. Ao viajar na criatividade é possível imaginas cores, formas, comportamentos, linguagens, moda, casas, vida… O muito pode ser expresso. Pensando nela como algo material, quais sentimentos você poderia ter ao tocar? Falando da minha experiência, a criatividade me veio como um sinônimo de talento e inteligência, sendo uma condição inerente à felicidade.

Na modernidade e tempo atuais, dados os problemas, necessidades e objetivos, requer do humano a habilidade de inovar. A apresentação de boas ideias nas organizações tende a oferecer lugar de destaque profissional. A área da comunicação com diversas formas de expressões, valorização da memória, a celeridade de alcançar o futuro que é pra já ou pra ontem, a enorme conexão social pela tecnologia da informação, têm levado ao esgotamento da mente humana criativa, o Iluminismo já falava da tendência à racionalização da filosofia, e esse é o ponto que quero chamar a atenção. O sentimento do “belo novo” não tem sido tanto mais a realidade imaginária natural dos comunicadores.

Falar sobre hábitos físicos e mentais saudáveis é importante. Pense no que você fez hoje de prazeroso. Uma conversa em família, um desenho no papel, um conto de caso sem pretensões, a publicação de uma foto sem contexto, ou nada… ou fazer nada. E aqui está o clímax. A vida está cansativa pela alta produtividade exigida, se puder escolha sair ou até mesmo não entrar nesse “looping” de superatividade. A essência humana é voltada para a unicidade do talento, que somado a muitos traz a força social evolutiva. Tragamos o olhar para dentro, buscando um reencontro com o propósito de vida. Sábios da sociedade, psicólogos e mestres advertem que dedicação e responsabilidades têm limites. Por isso, viva a vida criativa!

NO COMMENTS

Leave a Reply