Nova casa Fiat de Cultura

Nova casa Fiat de Cultura

Quem tem o costume de passar pela Praça José Mendes Junior, que fica em frente ao Quartel do Comando Geral da Policia Militar do Estado de Minas Gerais, deve ter notado que a Casa dos Despachos está em reforma, com grades cercando o local, dificultando um pouco a passagem de pedestres por ali e pedreiros presentes na rua trabalhando na restauração da fachada e modificando o passeio. O local vem sendo restaurado desde novembro do ano passado para abrigar mais uma sede da Casa Fiat de Cultura. A inauguração está marcada para o dia 9 de junho, quando a Casa receberá uma exposição de arte que ainda é mantida em segredo pelos organizadores.

Segundo a assessoria de imprensa da Casa, a escolha do local foi realizada por eles e formalizada em acordo com o Governo do Estado de Minas Gerais, para integração ao Circuito Cultural Praça da Liberdade. Ainda segundo a assessoria, a escolha da Casa dos Despachos foi feita devido à sua localização e ao seu tamanho, com vãos livres para instalação das salas de exposição. O edifício tem grande valor para a história de Minas Gerais, por ter abrigado a sede administrativa do Governo de Minas por mais de 40 anos.

Todos os dias, passam centenas de pessoas na porta da futura sede da Casa Fiat de Cultura, mas muitos nem imaginam o que há por lá. É o caso do ajudante de pizzaiolo, Josimar Henrique, que ficou empolgado com a ideia de receber um local como esse na região da Praça da Liberdade: “é legal saber que vai abrir um lugar como esse, perto da gente, é bom ter mais incentivos culturais, nos dando a oportunidade de conhecer um pouco mais do mundo da arte”.

O local ainda possui uma obra original do artista Candido Portinari, a tela, intitulada “Civilização Mineira”, está instalado no hall de entrada do Prédio e está sob a guarda do IEPHA/MG. A obra é tombada pelo Município de Belo Horizonte, como patrimônio cultural do conjunto urbano da Praça da Liberdade. Polliane Eliziário conta que a pintura é propriedade do Estado, faz parte do acervo do patrimônio e está sob responsabilidade da Casa Fiat de Cultura. Para garantir a integridade física da obra, a instituição concluiu a restauração em dezembro de 2013. O painel está, atualmente, resguardado por proteção de madeira, até que se concluam as obras de revitalização do edifício. O público poderá admirar o quadro Civilização Mineira partir de junho.

Texto e Foto por: Juliana da Costa

NO COMMENTS

Leave a Reply