Novo olhar sobre a cultura Árabe: tema de exposição na Casa UNA...

Novo olhar sobre a cultura Árabe: tema de exposição na Casa UNA de Cultura

A Casa UNA de Cultura trabalha com um tema mensal que norteia todas as atividades que acontecem durante o mês, e o tema de julho é “O Mundo Árabe”. Os gestores definirem este tema como destaque do mês. “O tema que está muito em foco internacional. O nosso objetivo é propor um novo olhar acerca de uma região que muitas vezes é mau interpretada”, explica a a coordenadora Janaina Vaz.

De acordo com a coordenadora da Casa UNA, a mostra de fotografias que integra a exposição é uma parceria com o Instituto de Cultura Árabe, e lança um novo olhar sobre a Palestina em duas vertentes. “Nós temos dois fotógrafos na exposição: Nina Backer (retrata o cotidiano, são fotos coloridas) e Rogério Ferrari (reflete a resistência que acontece naquela região, em preto e branco). Essas são duas realidades que a população vive e conseguimos esses dois registros e é isso que queremos despertar no público esse olhar esses questionamentos de como que é a vida nessa região dentro de uma guerra, dentro de uma resistência, mas que também tem o cotidiano daqueles que tem uma vida “quase normal”, esclarece Janaina Vaz.

dsc_1661


dsc_16713


Além dos painéis de fotógrafos há várias atividades, inclusive, a Amostra de Cinema Árabe que vai até o dia 16 julho.

Cinema Árabe

Retratando a realidade da população dos países como Argélia, Egito, Emirados Árabes, Marrocos, Palestina, Síria e Tunísia estão representados em um painel de produções recentes que, em sua quase totalidade, nunca foram exibidos no Brasil. “São exibidos filmes que rompem estereótipos, novos e antigos, que povoam o imaginário ocidental nos dias de hoje sobre a cultura árabe, o Oriente e o Islã (o exotismo, o tradicionalismo, o terrorismo) apresentando sociedades dinâmicas, repletas de contradições e uma beleza que não se deixa apagar pelas feridas da colonização e da pobreza”, conclui Janaina.

Texto:  Marina costa

Foto: Felipe Bueno

1 COMMENT

  1. […] o tema abordado foi poesia. O mês de julho contou com manifestações artísticas que rodearam o mundo Árabe . A coordenadora da Casa UNA, contou na ocasião que “o objetivo é propor um novo olhar acerca […]

Leave a Reply