Novo sistema de transporte começará a funcionar na Capital

Novo sistema de transporte começará a funcionar na Capital

Na próxima segunda-feira (17) a BHTrans colocará em circulação 2 linhas de teste que farão parte do sistema executivo de transporte urbano. Este novo sistema contará com ônibus maiores e mais confortáveis que têm ar-condicionado, internet sem fio, poltronas de veludo, TV e cinto de segurança em todos os assentos. A capacidade dos ônibus é de 43 passageiros assentados e, no máximo, 6 em pé, e a passagem custará R$ 5,00, quase o dobro dos ônibus convencionais.

Uma das linhas fará o trajeto Savassi-Buritis, enquanto a outra partirá também da Savassi, mas terá como destino a Cidade Administrativa, em Vespasiano, região metropolitana de Belo Horizonte. A intenção da BHTrans é fazer com que as pessoas optem pelo transporte público e deixem os veículos particulares em casa. “Acredito que não convencerá ninguém a deixar o carro em casa, e isso também só vai favorecer quem tem dinheiro”, comenta a auxiliar de serviços gerais Rosimeire dos Reis.

Rosimeire dos Reis

O sistema, que está sendo popularmente chamado de “frescão” (alusão aos “fresquinhos”, micro-ônibus que já circularam no passado na capital) já tem um aspecto polêmico: não haverá gratuidade para maiores de 65 anos, por exemplo. “Isso é errado. É uma lei que deve ser respeitada”, afirma o avaliador Júlio de Paula.

Por Marcelo Fraga e João Vitor Fernandes

Foto: João Vitor Fernandes

NO COMMENTS

Leave a Reply