O lugar do cinema brasileiro?

O lugar do cinema brasileiro?

0 829

Com a pergunta “Qual o lugar do cinema?” como tema central, teve inicio na última sexta-feira a 18ª Mostra de Cinema de Tiradentes. O evento trouxe como homenageada a atriz paraense Dira Paes, em celebração aos 30 anos de sua carreira. Ela ainda participou da pré-estreia internacional do filme Órfãos do Eldorado, dirigido por Guilherme Coelho, em que atua.

Em seu discurso de abertura, a coordenadora geral da mostra Raquel Hallak, falou da maioridade da Mostra e de todas as mudanças e conquistas do cinema brasileiro desde o seu inicio. Raquel levantou ainda várias questões, como a necessidade de fazer com que as produções nacionais dialoguem com as diferentes tecnologias e alcancem os mais diversos públicos e mercados: “o audiovisual apresentado aqui tem todos os olhares e sotaques brasileiros, vê o presente com confiança e tem muito a contribuir para o futuro do nosso pais”.

Raquel comenta ainda como é desafiador produzir uma mostra como esta: “chegar aqui todos os anos é sempre um grande desafio, quase uma aventura, erguer toda essa infraestrutura para sediar uma programação cultural abrangente e gratuita requer ousadia e persistência. É sinônimo de trabalho coletivo e determinação”.

Em inicio de seu mandato à frente da Secretaria de Cultura do Estado de Minas Gerais, o secretário Ângelo Oswaldo esteve no evento e falou sobre importância e perspectivas do cinema para o estado: “nós esperamos muito para o cinema de Minas, temos muito o que investir e buscar parcerias para que nós possamos ter um grande programa de cinema por aqui”.

Texto Felipe Chagas

Imagens site oficial da mostra/ Yuran Khan

NO COMMENTS

Leave a Reply