O povo fala: População atribui ao lixo responsabilidade pela formação dos pontos...

O povo fala: População atribui ao lixo responsabilidade pela formação dos pontos de alagamento

O período das chuvas causa preocupação em parte da população de Belo Horizonte, pois causam alagamentos nas ruas da capital e transtornos para a população. Durante esse período, uma das principais reclamações é direcionada para a falta de consciência de alguns, que preferem jogar lixos no chão a usar a tradicional lixeira.

Na última quinta feira, 15, choveram 50 mm, quantidade esperada para todo mês de novembro. Segundo o meteorologista do Tempo Clima da PUC Minas, Heriberto dos Anjos, as regiões que receberam maior volume de chuva foram as Centro-sul e Pampulha: onde choveu equivalente a 80mm, considerada evento extremo. Nas regiões Leste, Nordeste e Venda Nova os números são de 69,4mm; 69,8mm e 55,6mm, respectivamente.

 “O momento em que chuvas, como as que caíram ontem, não podem ser previstas com grande antecedência, talvez com uma hora ou trinta minutos, pois são provocadas pelo aquecimento.”, avalia o meteorologista. Ele também explica que as chuvas acima de 50mm a chuva é considerada moderada forte

O acumulado do mês de novembro já é de 248mm, 9% acima da média do mês que é de 227,31mm, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

A equipe do contramão foi as ruas, para saber da população como ela avalia a rede pluviométrica de Belo Horizonte e buscar opiniões sobre o que o cidadãos acham que deve ser feito, para melhorar o quadro de alagamentos constantes.

 

 Por Ana Carolina Vitorino e Hemerson Morais

Foto Hemerson Morais

Veja o vídeo

NO COMMENTS

Leave a Reply