O que há por trás da Sexta Feira 13

O que há por trás da Sexta Feira 13

0 1326
Foto divulgação

Uma das bases das crenças populares são as superstições, elas podem variar em seu contexto de região para região, mas no final são algo para nos alertar. Fazendo parte da cultura popular elas variam entre: gatos pretos, escadas, encruzilhadas, chinelos virados e por ai vai. Passadas de geração para geração elas se solidificam e nos fazem criar rituais.

Não fica de fora dessa a imensa lista dos números e provavelmente o mais emblemático seja o 13, que por si só carrega uma imensa bagagem de superstição, seja ela com base na sorte ou no azar. Com fundamentos que vão da mitologia nórdica até o cristianismo. E o que acontece quando esse dia tem o azar ou a sorte de cair em uma sexta?

Famosa é a Sexta-feira 13, ela originou uma das melhores sagas de terror de todos os tempos, mas poucos sabem a origem e o porque dessa data. E principalmente como um dia que seria apenas mais um no calendário pode despertar e criar desespero e preocupação na maioria das pessoas.

Historia por trás da data

  • No cristianismo: a Santa Ceia, sim a passagem bíblica que deu origem ao famoso afresco de Leonardo da Vinci, eram 13 homens sentados à mesa em sua última refeição, um dia antes de Jesus Cristo ser crucificado, uma sexta-feira. Para aqueles mais fervorosos o número 13 é, até hoje, associado ao paganismo e as coisas ruins.
  • Na mitologia nórdica: um banquete servido a 12 deuses e um penetra, Loki – o deus da trapaça- apareceu sem ser convidado e o que era para ser uma celebração terminou com a morte de Balder, o favorito entre os deuses.
  • Na monarquia francesa: o rei Felipe IV sentindo-se ameaçado pela igreja ordenou em 13 de Outubro 1307 a perseguição aos Templários, sexta feira.

Com base em tudo isso nasce o mito de que 12 é bom e 13 é demais, ou seja, nunca acaba bem. E você tem alguma superstição com a sexta-feira 13?

Texto Ana Paula Tinoco

NO COMMENTS

Leave a Reply