Por Keven Souza

Ela está de volta! A famigerada saia jeans longa é a mais nova, nem tanto assim, polêmica fashion que está dividindo opiniões na moda de rua (street style). A peça foi um sucesso no passado e retorna no guarda-roupa de muitas pessoas neste ano. 

Criada na década de 70, as saias vieram como uma forma de adaptar as calças jeans. Ao longo do tempo, a peça foi ganhando seu espaço, novas versões e se tornando cada vez mais longas. Em 1995, ganhou tamanha notoriedade que entrou para a alta moda, aparecendo no desfile da Chanel. 

Desfile Primavera 1995 Chanel. Fonte: Vogue EUA.

Já na virada do século, nos anos 2000, a saia jeans longa virou peça-chave de quem buscava personalidade e sofisticação. Saiu, ainda, da moda de rua (street style) e apareceu em diferentes red carpets. E hoje, é a queridinha da cultura jovem.

Bella Hadid, que é a rainha da moda vintage e conhecida por popularizar peças ‘diferentonas’, apareceu com a saia jeans longa em um look despojado. Ela apostou em um modelo midi com detalhes charmosos de patchwork. Para combinar, usou uma blusa de alcinha e bota preta de cano alto. 

NEW YORK, Look Bella Hadid saia jeans. Foto: Gotham/Getty Images

Além da super modelo, a digital influencer Sofia Coelho é outra fashionista que escolheu a saia jeans longa na cor branca para um passeio diurno.

Look Sofia Coelho saia longa. Foto: Instagram/Internet

Tem gente que torce o nariz para a saia jeans longa, é verdade. Mas quem curte produzir looks com a peça, costuma optar por produções básicas e estilosas para ficar confortável. Dá para apostar em um visual mais despojado ou talvez mais social. E a versão com fenda é a mais presente no dia a dia.

Look Amaka Hameli saia longa. Foto: Instagram/Internet

Por que a volta da peça?

Com tanto burburinho e evolução, a volta de uma das peças mais versáteis do mundo da moda é compreensível e, certamente, esperada. Isso porque, as pessoas estão vivendo um momento de inquietude e nostalgia fashion. 

A autenticidade e exclusividade que giram em torno de uma peça vintage faz com que a comecem a sair do universo underground dos brechós e cheguem até as lojas mais caras, como a própria Farfetch. 

O que explica a volta do estilo vintage e da saia jeans longa que após 20 anos do seu hit, ressurge intensamente no guarda-roupa das pessoas, lado a lado das tendências atuais, como a dopamine dressing, por exemplo.

NO COMMENTS

Leave a Reply